A BRASIL OPEN BADGE utiliza a tecnologia blockchain do Ethereum
As transações publicadas no blockchain são verificadas e validadas pelos próprios usuários num processo conhecido como mineração que ocorre via execução de códigos de natureza criptográfica, sendo assim, o sistema pode funcionar num protocolo distribuído recompensando seus usuários pelo poder computacional empregado por eles. Contratos inteligentes "assinados" no blockchain do Ethereum e a mineração são pagos em ether, o combustível da plataforma, que são pagos pela BRASIL OPEN BADGE.
Porém, o ponto que torna o Ethereum diferente da moeda digital mais difundida (o bitcoin ), é que O Ethereum visa levar a tecnologia do blockchain e os contratos inteligentes para "tudo" que possa ser programado.
A BRASIL OPEN BADGE utiliza a tecnologia do Ethereum para criar a relação direta entre emissor e ganhador, garantindo que os badges emitidos pelos emissores comprovem a propriedade intelectual daquele conhecimento adquirido pelos ganhadores.
Quando você recebe o badge é necessário envia-lo para a rede blockchain, fazer isso é fácil.
Acesse através do link brasilopenbadge.com.br/ganhador, preenchendo seus dados e clicando em Logar:
Siga a instrução da imagem
Clique no botão para registrar o seu badge na rede Blockchain
Após clicar no botão o seu badge será registrado na rede Blockchain, este processo leva de 5 à 20 minutos pois depende de mineradores para registrar o badge na rede.
Você pode sair da página e continuar a navegação normalmente isto não afetará a mineração.
Seu hash foi gerado e você receberá um e-mail com o mesmo, guarde ele em local seguro. Para ver as informações na rede Blockchain, basta clicar no hash.
Quando você clica no hash você é redirecionado para a página do Gastracker.io
Role a página até o final e lá tem o campo INPUT DATA, este campo contém as informações do seu badge "criptografado" em Hexadecimal.
Copie todo o conteúdo que contém neste campo e cole no campo abaixo para descriptografar e ver o que foi registrado na rede Blockchain.
Quando as informações do badge são enviados para a rede blockchain, os dados são convertidos para o sistema Hexadecimal (um sistema de numeração posicional que representa os números em base 16, portanto empregando 16 símbolos). É impossível realizar sua leitura caso não haja uma maneira de convertê-lo para o sistema Ascii (utilizado para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos).
Veja abaixo como converter informações do sistema Hexadecimal para o sistema Ascii:
Copie o hash do seu badge gerado pela blockchain e cole no campo correspondente ao sistema Hexadecimal. Clicando em CONVERTER, você enxergará quais dados estão armazenados na Blockchain, que atestam e garantem que o badge é único, imutável e não deletável.
Existem diversos sites que fazem a mudança de Hexadecimal para ASCII. Seguem alguns:
https://www.rapidtables.com/convert/number/hex-to-ascii.html
http://dolcevie.com/js/converter.html
http://mcraigweaver.com/ascii.htm