O papel do mercado financeiro na agenda estratégica ESG

O papel do mercado financeiro na agenda estratégica ESG

Descrição:
A introdução do conceito de sustentabilidade nos modelos de negócios modificou as relações das corporações com o meio ambiente e a sociedade. O aperfeiçoamento das relações empresariais visando à chancela social tem como embasamento a adoção de novos princípios e paradigmas, pautados em uma visão proativa e preventiva. Para tanto, se faz necessário criar novos critérios e regras, materializados por meio do estabelecimento de políticas e padrões de governança sustentáveis.

A pauta ESG – Environmental, Social and Governance – consta da agenda internacional como matéria prioritária, sendo considerada parte indissociável do portfólio de produtos e serviços, da estratégia corporativa, das práticas de governança e das tomadas de decisão. E, nesse contexto, o mercado financeiro resta convocado para assumir um novo papel na sociedade: o de fomentar a transição das empresas e do mercado em geral para uma nova economia – que seja economicamente próspera, socialmente justa e inclusiva, além de viável dentro dos limites planetários. Acompanhando esse movimento, regulações são publicadas e novas ferramentas de gestão são desenvolvidas, exigindo da alta liderança das corporações uma maior capacitação em temas transversais, tais como os econômicos, sociais, ambientais e relativos à governança.

Assim, com o objetivo de fortalecer o papel das instituições financeiras na construção de um novo ambiente de negócios, nasce o programa “O papel do mercado financeiro na agenda estratégica ESG”, uma iniciativa da ABBC para as organizações associadas e a sociedade em geral.

Conteúdo Programático:

Desafios contemporâneos e o papel das empresas e do mercado financeiro
Alinhamento geral (conceitos, práticas e tendências) de sustentabilidade/ESG
Dimensão econômica: a nova lógica que demanda novas práticas
Dimensão ambiental: a agenda nacional e internacional
Dimensão social: temas prioritários no Brasil
O papel do líder e da cultura organizacional

Carga horária:
18 horas


O que é necessário para conquistar este badge

1. Ter índice de presença no Treinamento mínimo 75%.
2. O certificado não possui prazo de validade