Redução de CO2 emitindo badges
Para emitir um único certificado físico de papel é liberado cerca de 0,015kg de CO2 na atmosfera.
Emitindo este badge foi evitado de liberar 0,003 kg de CO2 na atmosfera!
Lean Six Sigma Green Belt - Trained
A norma ISO 18.404:2015 define as competências para o desenvolvimento de pessoas para implementação de melhorias profundas e sustentáveis de acordo com os requisitos do Six Sigma e Lean, que nortearam a capacitação “Lean Six Sigma Green Belt” da Smarter Soluções.
1. Conforme norma ISO 18.404:2015, o “Green Belt” deve entregar os benefícios acordados de um projeto de melhoria para sua organização. O Green Belt será capaz de:
a) Trabalhar com a gestão para identificar e quantificar oportunidades de melhoria nas áreas pertinentes ao escopo do negócio.
b) Trabalhar sob a orientação de um Black Belt ou Master Black Belt como membro de um projeto Six Sigma maior liderado, por exemplo, por um Black Belt.
c) Liderar um projeto Six Sigma menor sob a orientação/coaching de um Black Belt.
d) Orientar membros da equipe de projetos de melhoria (Yellow Belts) nas atividades de análise e implementação das melhorias de um projeto Six Sigma.
e) Conduzir o treinamento de membros da equipe de projetos de melhoria (Yellow Belts).
2. Analogamente, a norma ISO 18.404:2015 prevê que o “Lean Practitioner” deve entregar os benefícios das melhorias utilizando técnicas da filosofia “Lean” na organização. O “Lean Practitioner” será capaz de:
a) Trabalhar para implementar melhorias no local onde os problemas acontecem (Genba).
b) Usar princípios, métodos, ferramentas e técnicas lean para melhorar o fluxo de geração de valor entregue aos clientes (internos e/ou externos).
c) Liderar atividades de melhoria (Kaizen) e quantificar os benefícios entregues.
d) Orientar os membros da equipe sobre métodos, ferramentas e técnicas nas atividades de melhoria de processo.
e) Conduzir treinamento sobre técnicas Lean para os membros de um Kaizen.
O ganhador da certificação “Lean Six Sigma Green Belt” da Smarter Soluções reúne as competências descritas acima, através de capacitação em 4 áreas de conhecimento:
1. Métodos científico e empíricos para solução de problemas: DMAIC / PDCA/ A3.
2. Ferramentas para análise e solução sustentável dos problemas: técnicas qualitativas e quantitativas para descrever, diagnosticar, prever e controlar problemas/ causas/ soluções utilizando softwares estatísticos, exercícios e simulações de situações reais.
3. Modelos de gestão de mudanças: gestão de projetos tradicionais, metodologias ágeis e Kaizen (aderente às origens do Kaizen Japonês).
4. Princípios: Ir, ver, avaliar, perguntar o porquê, mostrar respeito = Compromisso com DADOS & FATOS que descrevem a REALIADADE.
Segue abaixo a Ementa de capacitação “Lean Six Sigma Green Belt” de 64h:
1. Capacitação Lean Seis Sigma Green Belt – Parte I (16h):
a. Define: Entregáveis da fase Definir; Introdução ao lean seis sigma I; definição do problema; diagramas SIPOC; voz do cliente e das partes interessadas (stakeholders); diagrama Pareto; matriz é-não-é; árvore de escopo; diagrama de concentração; histograma; definição de escopo; definição de equipe de melhoria; definição das metas SMART.
b. Measure: Entregáveis da fase Medir; mapas de processo (PMAP); diagrama espaguete; organização do local de trabalho “5S”; MUDA: 8 tipos de desperdícios; Takt Time; tempos de troca (SMED/ set up).
c. Analyze: Entregáveis da fase Analisar; diagrama causa e efeito; análise de 5 Por quês; Análise de balanceamento dos recursos.
d. Improve: Entregáveis da fase Melhorar: matriz esforço e impacto; seleção e validação das soluções; 5W2H.
e. Control: Entregáveis da fase Controlar: trabalho padronizado; plano de controle de métricas; gestão visual I; Hasei e Yokoten.
2. Capacitação Lean Seis Sigma Green Belt – Parte II (48h):
a. Define: introdução ao lean seis sigma II; gestão projetos lean seis sigma e ágil I; o modelo A3; eventos Kaizen com “K” maiúsculo; voz do cliente x voz do processo; métricas e metas primárias e secundárias.
b. Measure: mapeamento da cadeia de valor (VSM I); escala de mensuração de métricas/ tipos de dados; estatísticas descritivas e análises gráficas; estudos de capabilidade e nível sigma; estudos de estabilidade: cartas de controle; 3 categorias de desperdício: MUDA/ MURA/ MURI; OEE/ Gestão Ativos/ TPM.
c. Analyze: matriz causa e efeito; determinação das hipóteses das causas raízes; árvores de causa; confirmação das causas raízes; FMEA; ANOVA I; teste hipóteses; análise correlação/ regressão linear simples; análise sistema de medição (MSA).
d. Improve: pokayoke; kanban; confirmação das melhorias.
e. Control: diferença entre procedimento e padrão: Training Within Industry - TWI ; gestão visual II; Hansei e Yokoten; requisitos de encerramento do projeto lean seis sigma; exame de proficiência.
O que é necessário para conquistar este badge
O que é necessário para conquistar este badge:
Participação capacitação teórica de 64h: mínimo de 85% de assistência nas sessões de capacitação teórica
Exame de Proficiência: Nota superior ou igual a 7,0.
Quem já tem este badge
Emissor deste badge