Redução de CO2 emitindo badges
Para emitir um único certificado físico de papel é liberado cerca de 0,015kg de CO2 na atmosfera.
Emitindo este badge foi evitado de liberar 0,017 kg de CO2 na atmosfera!
Academia "Data Business"
Este certificado atesta que o(a) profissional concluiu por completo a academia da FABWORK "Data Business" - com carga horária de 12 horas, dividida em 4 (quatro) encontros.
Esta academia "Data Business" tem como missão capacitar os participantes a compreenderem a estrutura inicial e a gestão estratégica de projetos de dados, com foco primordial na camada gerencial dos negócios e na proposição de valor desses projetos. O objetivo da academia "Data Business" é proporcionar uma compreensão prática e eficaz, enfatizando a aplicação ativa e contextualizada da metodologia CRISP-DM (Cross Industry Standard Process for Data Mining). Nossa abordagem se concentra na aplicação direta dos conceitos teóricos em exercícios práticos em grupo, permitindo que os participantes assimilem e internalizem os princípios fundamentais. A metodologia CRISP-DM, adotada como pilar central, representa um conjunto consagrado de boas práticas. Ela orienta a compreensão aprofundada e a validação dos problemas de negócios, os quais servem como pilares fundamentais para a condução assertiva e eficiente de projetos de dados.
A academia "Data Business"entregou os tópicos:
> Data Science x Data Analytics
> Como os dados ajudam no negócio: Problemas, Escopo e Objetivos.
> Tipos de soluções data-driven e seus cases
> O processo de Data Analytics (do problema ao storytelling)
> O processo de Data Science (do dado bruto ao resultado)
> Metodologia CRISP-DM e suas 6 etapas
> Cases da Liderança por Dados: Casos práticos com discussões sobre resultados e impactos
Atividades práticas e colaborativas no Miro. Seguem a lista das atividades: (1) Autorreflexão do problema, (2) Título da solução analítica, (3) Matriz PRSV (problema, risco, solução e valores), (4) Restrições do projeto, (5) Fontes de dados, (6) Cruzamento esforço x impacto, (7) Cruzamento poder x interesse e (8) Engajamento do time de dados. Ferramentas de suporte: Miro e Kahoot.
Por fim, a partir da formação em "Data Business", você está suficientemente pronto(s) para executar os processos fundamentais de um projeto de dados, como a detecção do problema, validação da proposta de valor a partir do entendimento dos dados e seus status. Além disso, podemos confirmar o seu conhecimento quanto às métricas que apoiam a mensuração do engajamento das partes interessadas, da matriz poder x interesses, além de mensurar esforço x impacto, dentre outras abordagens. Enfatizamos a aplicação prática da referência do modelo CRISP-DM, capacitando os participantes a liderar projetos de dados de forma eficaz, fornecendo soluções relevantes e impulsionando a inovação e intraempreendedorismo analítico no âmbito corporativo.
Esta formação foi ministrada por Miguel Maurício Isoni Filho - Co-fundador e CEO da FABWORK - Nossa missão é levar com mais impacto e menos complicação a ciência de dados & analytics para as maiores empresas da economia do Brasil. A FABWORK é membro Intel®? AI Builders - ecossistema global que reúne empresas que aceleram a IA. A FABWORK hoje é startup residente do Inovabra habitat, em São Paulo, e tem como clientes Heineken, Laboratório Aché, Gerdau, Ambev, Energisa, CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), Leroy Merlin, Carrefour, Porto Seguro, CNP Seguros, B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), Jive Investments, Madesa, Guaraves, etc. Miguel é Bacharel e Mestre em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação com Distinção e Louvor pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador Visitante da Universidade de Washington, Estados Unidos. Ex-professor de Estatística, Métodos Quantitativos e Sistema de Informação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, durante 2016 a 2019, em São Paulo - Campus Higienópolis. Co-fundador e Pesquisador com Cargo de Líder Técnico do Grupo de Pesquisa: Global Technology, Information & Society, certificado pelo CNPq. Destaques sobre Miguel: (1) em 2016, co-fundou a startup AXONDATA - sendo um centro de excelência da Intel em projetos aplicados com IA durante 3 anos; (2) e, 2021-22, Miguel lançou a startup NEORON - Plataforma de IA conversacional, com mais de 200 clientes PMEs espalhados em 9 estados do Brasil, vencedora dos Prêmios: Startup Nordeste do Sebrae Nacional, Sebrae Like a Boss - Categoria Internacionalização, Aceleração pelo Delta-V do Banco do Nordeste e Capital Empreendedor Sebrae. E, mais recentemente, Miguel recebeu a certificação Apex Brasil para iniciar exportação das suas empresas para os EUA e a Europa.
O que é necessário para conquistar este badge
A formação tem a carga horária de 12h, sendo necessária presença mínima de 80% para emissão do certificado. É obrigatório também: (1) ter cumprido a atividade individual, (2) ter participado das atividades no Miro e (3) participado da apresentação dos resultados de suas tarefas ao final.
Quem já tem este badge
Emissor deste badge