Academia "Data Business"

Academia "Data Business"

Este certificado atesta que o(a) profissional concluiu por completo a academia da FABWORK "Data Business" - com carga horária de 12 horas, dividida em 4 (quatro) encontros.

Esta academia "Data Business" tem como missão capacitar os participantes a compreenderem a estrutura inicial e a gestão estratégica de projetos de dados, com foco primordial na camada gerencial dos negócios e na proposição de valor desses projetos. O objetivo da academia "Data Business" é proporcionar uma compreensão prática e eficaz, enfatizando a aplicação ativa e contextualizada da metodologia CRISP-DM (Cross Industry Standard Process for Data Mining). Nossa abordagem se concentra na aplicação direta dos conceitos teóricos em exercícios práticos em grupo, permitindo que os participantes assimilem e internalizem os princípios fundamentais. A metodologia CRISP-DM, adotada como pilar central, representa um conjunto consagrado de boas práticas. Ela orienta a compreensão aprofundada e a validação dos problemas de negócios, os quais servem como pilares fundamentais para a condução assertiva e eficiente de projetos de dados.

A academia "Data Business"entregou os tópicos:
> Data Science x Data Analytics
> Como os dados ajudam no negócio: Problemas, Escopo e Objetivos.
> Tipos de soluções data-driven e seus cases
> O processo de Data Analytics (do problema ao storytelling)
> O processo de Data Science (do dado bruto ao resultado)
> Metodologia CRISP-DM e suas 6 etapas
> Cases da Liderança por Dados: Casos práticos com discussões sobre resultados e impactos

Atividades práticas e colaborativas no Miro. Seguem a lista das atividades: (1) Autorreflexão do problema, (2) Título da solução analítica, (3) Matriz PRSV (problema, risco, solução e valores), (4) Restrições do projeto, (5) Fontes de dados, (6) Cruzamento esforço x impacto, (7) Cruzamento poder x interesse e (8) Engajamento do time de dados. Ferramentas de suporte: Miro e Kahoot.

Por fim, a partir da formação em "Data Business", você está suficientemente pronto(s) para executar os processos fundamentais de um projeto de dados, como a detecção do problema, validação da proposta de valor a partir do entendimento dos dados e seus status. Além disso, podemos confirmar o seu conhecimento quanto às métricas que apoiam a mensuração do engajamento das partes interessadas, da matriz poder x interesses, além de mensurar esforço x impacto, dentre outras abordagens. Enfatizamos a aplicação prática da referência do modelo CRISP-DM, capacitando os participantes a liderar projetos de dados de forma eficaz, fornecendo soluções relevantes e impulsionando a inovação e intraempreendedorismo analítico no âmbito corporativo.

Esta formação foi ministrada por Miguel Maurício Isoni Filho - Co-fundador e CEO da FABWORK - Nossa missão é levar com mais impacto e menos complicação a ciência de dados & analytics para as maiores empresas da economia do Brasil. A FABWORK é membro Intel®? AI Builders - ecossistema global que reúne empresas que aceleram a IA. A FABWORK hoje é startup residente do Inovabra habitat, em São Paulo, e tem como clientes Heineken, Laboratório Aché, Gerdau, Ambev, Energisa, CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), Leroy Merlin, Carrefour, Porto Seguro, CNP Seguros, B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), Jive Investments, Madesa, Guaraves, etc. Miguel é Bacharel e Mestre em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação com Distinção e Louvor pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador Visitante da Universidade de Washington, Estados Unidos. Ex-professor de Estatística, Métodos Quantitativos e Sistema de Informação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, durante 2016 a 2019, em São Paulo - Campus Higienópolis. Co-fundador e Pesquisador com Cargo de Líder Técnico do Grupo de Pesquisa: Global Technology, Information & Society, certificado pelo CNPq. Destaques sobre Miguel: (1) em 2016, co-fundou a startup AXONDATA - sendo um centro de excelência da Intel em projetos aplicados com IA durante 3 anos; (2) e, 2021-22, Miguel lançou a startup NEORON - Plataforma de IA conversacional, com mais de 200 clientes PMEs espalhados em 9 estados do Brasil, vencedora dos Prêmios: Startup Nordeste do Sebrae Nacional, Sebrae Like a Boss - Categoria Internacionalização, Aceleração pelo Delta-V do Banco do Nordeste e Capital Empreendedor Sebrae. E, mais recentemente, Miguel recebeu a certificação Apex Brasil para iniciar exportação das suas empresas para os EUA e a Europa.


O que é necessário para conquistar este badge

A formação tem a carga horária de 12h, sendo necessária presença mínima de 80% para emissão do certificado. É obrigatório também: (1) ter cumprido a atividade individual, (2) ter participado das atividades no Miro e (3) participado da apresentação dos resultados de suas tarefas ao final.


Quem já tem este badge

Emissor deste badge