Inovação Pedagógica com Método de Caso

Inovação Pedagógica com Método de Caso

Curso In Company realizado para docentes da Fecap.
O portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso: facilitar a discussão de casos, questionando, ouvindo e respondendo aos alunos, além de gerenciar a participação deles. Preparar o ambiente da sala de aula para uma discussão de caso, planejando a aula e fazendo uso, de forma eficaz, do espaço da sala de aula. Lidar com desafios comuns na discussão de casos, como comportamentos indesejados/inesperados dos estudantes. Avaliar a participação dos estudantes.

Conteúdo programático
Modulo I – O processo de ensino e aprendizagem e o método do caso
• O que são competências e objetivos de aprendizagem?
• O que é o método do caso? Por que o método do caso é diferente?
• O que é a aprendizagem centrada no aluno?
• Iniciando a discussão: Como elaborar e fazer perguntas (usando inteligência artificial – IA – como assistente)?
• O professor como facilitador: Como questionar, ouvir e responder?
• Como envolver e estimular a participação nas discussões?
• Como planejar a experiência de discussão de um caso (usando inteligência artificial – IA – como assistente)?

Módulo II – O esperado, o inesperado e a avaliação
• Quais são os riscos e as recompensas de uma discussão de caso?
• Como enfrentar os momentos desafiadores de uma discussão?
• O que é “o sucesso” em uma discussão?
• Como mensurar o desempenho do aluno?
• O impacto da Inteligência Artificial – IA na discussão de casos.
• Como ajudar os alunos a se prepararem para a discussão (usando inteligência artificial – IA – como assistente)?
• Não encontrei o “caso perfeito”; como construir material complementar (usando inteligência artificial – IA – como assistente)?


Módulo III – Fundamentos de escrita de um caso de ensino
• O que um caso excelente precisa apresentar?
• Como incentivar um envolvimento tanto intelectual quanto emocional do aluno por meio das questões, dos problemas, da situação, do negócio, do contexto e com o seu protagonista?
• Como escrever casos com a colaboração de uma empresa e dos funcionários-chave?
• Como escrever casos com uma pesquisa minuciosa e uma seleção criteriosa de materiais?
• O que é uma nota de ensino?
• Como estruturar a nota de ensino para aumentar o potencial de uso do caso por outros instrutores?
• Utilizando a inteligência artificial – IA – como a sua assistente na elaboração da nota de ensino.

Módulo IV – A prática
• Simulando uma aula com discussão de um caso.
• Feedbacks (pela equipe da Revista GVcasos) dos drafts (versão preliminar) de casos e notas de ensino escritos pelos professores participantes do programa.


O que é necessário para conquistar este badge

O estudante deverá obter frequência mínima de 75% da carga horária do curso.

Emissor deste badge