MBA Executivo
Emissão

04/01/2023

Validade

Não Expira

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MBA Executivo

Curso In Company realizado para cooperados/as do SICOOB CREDICITRUS no período de 8/5/2020 a 18/6/2022, com carga horária de 432 horas. 

O/A portador/a deste badge completou os objetivos educacionais do curso e possui capacidade de desenvolver estratégias para um negócio que requer conhecimento variado e multidisciplinar. Desenvolveu várias competências, como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes. Adquiriu uma visão holística e estratégica das atividades de gestão, com foco na criação de valor, conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor/a líder, autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-se apto/a a elaborar um projeto de carreira; raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões e habilidades pessoais de comunicação e planejamento.? 

Conteúdo Programático:
Marketing – esta disciplina tem como objetivo abordar a importância do marketing, que deixou de ser associado à divulgação de marcas, produtos e serviços para ser tratado como uma ferramenta estratégica da empresa cuja intenção é manter-se competitiva no mercado. Conteúdo programático: fundamentos de marketing: introdução ao marketing, escopo de marketing, marketing nas empresas e ambientes de marketing; identificação do consumidor e posicionamento da empresa no mercado: comportamento do consumidor, marketing de relacionamento segmentação e posicionamento; marketing estratégico: o marketing estratégico, estratégias para o mix de marketing e comunicação integrada de marketing; tecnologia e marketing: tecnologia e marketing, avaliação das atividades tecnológicas de marketing.? 
Inovação estratégica – esta disciplina tem como objetivo desenvolver a criatividade para liderar um processo de inovação e utilizar técnicas que tornarão o processo de inovação mais viável. Conteúdo programático: importância da inovação: gerenciando incertezas no mundo contemporâneo, a importância de inovar e as dificuldades para inovar; o DNA do inovador: o Modelo de Geração de Ideias, fatores de equilíbrio em inovações e portfólio de inovação; ferramentas de inovação: compreendendo as resistências à inovação e como vencê-las; ativadores da inovação; inovação: um processo em duas fronteiras; fronteira da inovação; demonstrando a viabilidade; inovação estratégica: mindset para inovação e atitudes de um líder inovador.? 
Governança corporativa – contextualizando a governança corporativa, governança em cooperativas; principais modelos e práticas de governança; o problema de agência; governança versus gestão; as estruturas de dinâmicas da governança corporativa; organização e dinâmica dos conselhos; a estrutura empresarial no Brasil; mecanismos de controle na governança; o mercado de ações e o Novo Mercado; Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas; integridade empresarial e a sua importância na tomada de decisão; transparência e prestação de contas (accountability) como princípios da governança. ? 
Tecnologia de Informação e transformação digital – esta disciplina tem como objetivo apresentar, discutir e aplicar os conceitos relacionados à área de conhecimento de uso de Tecnologia de Informação, desde os usos considerados tradicionais até as inovações tecnológicas, como internet das coisas, que permitem o enfoque de indústria 4.0, visando à sua coerência integrada e estimulando a discussão prática e estruturada da transformação digital nas empresas. 
Direito Empresarial – conceito de direito privado; pessoas jurídicas empresariais e não empresariais; Direito Societário; sociedades civis, limitadas e anônimas; contratos – tributos de crédito; implicações tributárias nas atividades empresariais; normas gerais relativas a IR, ICMS, IPI e ISS. 
Gestão de projetos – definição de projeto; evolução da gerência de projetos; estrutura analítica de projetos (EAP); Diagrama de Gantt; Diagrama PERT/COM; caminho crítico; custos; cronograma físico e financeiro; alocação de recursos humanos e financeiros; controle do projeto; ferramentas computacionais para gerência de projetos; análise de gerência de projetos tecnológicos.? 
Gestão de Vendas – vendas na estratégia de marketing; pressupostos básicos da política comercial; o processo de venda; relacionamento baseado em valor; administração de vendas; sistemas de informação de vendas – automação da força de vendas; estrutura e funções de vendas – uma visão estratégica; a busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios; onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho; relacionamento comercial; fatores críticos de sucesso.? 
Compliance e gestão ?de risco – esta disciplina tem como objetivo apresentar os principais conceitos sobre compliance e gestão de risco, destacando as estratégias de gestão de riscos, atendimento a legislações pertinentes e boas práticas. Espera-se que, ao final desta disciplina, os participantes sejam capazes de entender e aplicar os conceitos fundamentais de compliance e gestão de risco.? 
Gestão de Pessoas na sociedade do conhecimento – condicionantes externos e as mudanças organizacionais; tendências da gestão organizacional contemporânea; alinhamento dos interesses corporativos e individuais; comportamento humano na organização. 
Liderança e equipe de alta performance? – abordagens teóricas contemporâneas sobre liderança;  liderança coach – conceito e características; desempenho e desenvolvimento humano, e liderança coach; o processo de coaching; técnicas de orientação, feedback e feedfoward; práticas e exercícios de aplicação; conceito e características de grupos e equipes de trabalho; fatores condicionantes da eficácia da equipe de trabalho; implicações do grupo e da equipe de trabalho no desempenho humano; modelo de gestão de equipes de trabalho; competências do líder/facilitador de equipes de trabalho; diagnóstico da sua área de gestão no tocante ao grupo/equipe de trabalho; elaboração de plano de gestão do desempenho e desenvolvimento de liderados, utilizando a metodologia de coaching, com aplicação das técnicas de orientação, feedback e feedfoward. 
Negociação e administração de conflitos – aspectos estratégicos das negociações, Matriz de Kraljic, matriz de poder e matriz chessboard, sistemas de compras e controles de desempenho; as abordagens de negociações: conceitos fundamentais e condicionantes nas negociações; as abordagens de negociação: colaborativa, distributiva e integrativa, os principais conceitos de negociação; planejamento das negociações – como planejar e conduzir negociações de maneira eficaz.? 
Comunicação e feedback – comunicação com competência do líder; o dia a dia e a comunicação não verbal; temperamento e relacionamento; comunicação assertiva; feedback e feedforward, e conversas difíceis. 
Matemática Financeira – conceitos financeiros fundamentais; juros simples e juros compostos; tipos de taxas de juros; operações de desconto; equivalência de taxas e capitais; cálculo do valor presente e valor futuro; série de pagamentos – séries uniformes antecipadas, postecipadas e diferidas; sistemas de amortização: Tabela Price e sistema de amortização constante; método de análise de fluxos de caixa; desconto racional composto e desconto comercial. 
Finanças comportamentais – visão geral de finanças; risco e retorno. CAPM (Capital Asset Pricing Model); CMPC (custo médio ponderado de capital); fluxo de caixa dos investimentos e capital de giro; critérios para análise de projetos; período payback simples e descontado; VPL (valor presente líquido); TIR (taxa interna de retorno) e TIR modificada; índice de lucratividade; administração da liquidez; administração do capital de giro; ciclos operacional e financeiro; necessidade de capital de giro; ponto de equilíbrio; avaliação de empresas e projetos – conceitos fundamentais.? 
Contabilidade e análise financeira: cooperativismo – plano de contas de cooperativas; contabilização das operações das cooperativas; demonstrativos financeiros; análise dos demonstrativos financeiros.? 
Macroeconomia e economia empresarial e cooperativismo de crédito – mostrar principais eventos econômicos que impactam no mercado financeiro e bancário; como interpretar eventos econômicos; cenários macro e microeconômicos, desenvolvimento sustentável, inovações tecnológicas no setor bancário, indústria 4.0, novo ambiente de regulamentação, obstáculos ao crescimento sustentável, crises e instabilidades sucessivas, choques na conta capital, políticas macroeconômicas, armadilhas da semiestagnação; impacto internacional na economia brasileira; PIB e taxas de juros; tomada de decisões sobre alocação de recursos, visando à maximização do lucro e da riqueza das empresas; as táticas de negócios, as práticas de preços e a regulação governamental das atividades econômicas também serão discutidas. ? 
Análise de custo e formação de preço – objetivos dos sistemas de custos: classificação das informações para a apropriada alocação de custos e despesas:  custos e despesas, custos fixos e variáveis, custos diretos e indiretos, gasto, investimento e perda; componentes da estrutura de custos: matéria-prima, mão de obra e encargos salariais, custos indiretos, despesas indiretas e outros itens importantes na estrutura de custos; custos e despesas indiretas: estruturação e organização, critérios de apropriação aos produtos (breve explicação); ponto de equilíbrio e margem de segurança (breve explicação); margem de contribuição; formação do preço de venda para produtos.? 
Projeto de impacto – desenvolvimento de um projeto integrado de negócios (plano de impacto); a análise estratégica; o plano de marketing; projeção de resultados; o plano econômico-financeiro; os aspectos operacionais e logísticos; a estrutura organizacional e os elementos da gestão de pessoas; o sumário executivo; o empresário empreendedor.? 
  


O que é necessário para conquistar este badge

Concluir o curso de longa duração e obter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas disciplinas. Além disso, é necessário possuir nota mínima de 7,0 nas disciplinas e no projeto aplicado. 


Data de Conclusão

18/06/2022


Testemunho deste badge

CONSULTING0/SICOOBCRED00-1

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS