
Emissão
21/10/2024
Validade
Não Expira
Código de Autenticidade
829793064



Programa de Formação Docente 2024 - Ensino Participativo e Inovador: Princípios, Estratégias e Ferramentas
Curso online síncrono realizado para os(as) docentes da FGV inscritos e selecionados pelo HIP FGV no período de 09/8/2024 a 20/9/2024.
O portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso, compreendendo sobre os fundamentos do ensino participativo. Ao explorar os conteúdos do curso os participantes serão habilitados a desenvolverem notas de ensino e programas de cursos/disciplinas que coloquem o aluno em posição ativa no processo de ensino-aprendizagem, garantindo uma aprendizagem significativa.
O que é necessário para conquistar este badge
O aluno deverá obter frequência mínima em 5 dos 7 encontros do curso, além de entregar uma proposta de curso livre, de acordo com o que aprendeu no curso.
Conteúdo Programático
Fundamentos para um ensino participativo e inovador
· Mudança do paradigma político-pedagógico no ensino superior brasileiro, de um ensino centrado no(a) docente para um ensino centrado no(as) estudantes.
· Elementos constitutivos do ensino participativo e os seus impactos potenciais.
Objetivos de aprendizagem significativos e os métodos ativos
· Elementos centrais para o planejamento de atividades didáticas e de um programa de curso de acordo com os princípios do ensino participativo.
· Estratégias de desenho e seleção de objetivos de aprendizagem significativos e de métodos ativos alinhados a esses objetivos.
Letramento digital docente e os desafios da tecnologia em sala de aula
· O papel da tecnologia no ensino superior. Letramento digital docente.
· Benefícios, riscos e desafios do uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem.
· Estratégias para utilizar ferramentas em dinâmicas de ensino participativo.
Instrumentos avaliativos efetivos e diversificados para medir a aprendizagem
· Os diferentes sentidos da “avaliação”.
· Relação entre critérios de avaliação e instrumentos de avaliação, à luz de objetivos de aprendizagem e métodos de ensino.
· Elaboração de feedbacks e realização de conversas difíceis em sala de aula
Integração entre Teoria e Prática: Projetos, Problemas e Experiência
· Desafios da integração teoria-prática.
· Aprendizagem por projetos, aprendizagem por problemas e aprendizagem pela experiência como métodos emergentes no ensino superior.
· O tripé universitário Pesquisa-Ensino-Extensão.
Bem-estar e equidade como pilares para a inovação pedagógica
· O papel da integração e da comunidade em sala de aula.
· Estratégias para a construção de espaços de aprendizagem encorajadores e de bem-estar.
· Discriminação no ensino superior e caminhos para a equidade.
Inovação pedagógica e o futuro do ensino superior
· Tendências para o futuro do ensino superior no Brasil e no mundo. Boas práticas e iniciativas de implementação das tendências.
· O conceito de inovação pedagógica.
· Contornos e oportunidades para inovação pedagógica na FGV.