Emissão
12/06/2023
Validade
Não Expira
Código de Autenticidade
486103224
As informações do badge estão armazenadas na rede
Blockchain Ethereum.
0x37ec680bee1bd71aa0ad843fb6a62032f004d1d6183328cf77285d868097eb97
Mensuração de Carbono na Agricultura e Pecuária
Curso In Company realizado para colaboradores/as da Bayer de 16/05/2023 a 17/05/2023, com carga horária de 16 horas.
O/a portador/a deste badge completou os objetivos educacionais do curso, que são entender como o setor agropecuário está inserido no âmbito das mudanças climáticas, quais são as atividades que contribuem tanto para emissão quanto para remoção dos gases de efeito estufa (GEE) do processo e quais são as ferramentas de mensuração existentes.
Foram oferecidos subsídios teóricos para que o aluno pudesse compreender os processos envolvidos na mensuração das emissões de gases dentro da fazenda e quais são os caminhos para elencar as atividades envolvidas no cálculo para estimativa do balanço de emissões de carbono, assim como a realização da mensuração por meio da ferramenta GHG Protocol Agricultura.
Conteúdo programático:
Aula 1 – Mudanças climáticas, carbono e fatores de emissão
Conceitos teóricos sobre mudanças climáticas gerais. Como o setor agropecuário está inserido no tema. O que são gases de efeito estufa e de que forma contribuem para as mudanças do clima. De que forma o setor é impactado. Qual é o cenário brasileiro atual com relação a emissões no agro e de que maneira podemos reverter a situação? Como os gases são mensurados. O que são fatores de emissão. Quais são as métricas de conversão em CO2 equivalente. Métricas propostas pelo IPCC. Reportes do IPCC – de Kyoto ao AR6. Fator de emissão versus métrica de mensuração – conceitos distintos. GHG Protocol e listas de fatores de emissão descritos na literatura, como interpretar? Escopo 1, 2 e 3 – o que são e como identificar. Níveis de informação – Tiers 1, 2 e 3. Amostragem de solo para mensuração de carbono. Protocolo de campo.
Aula 2 – Identificando atividades emissoras e de remoção na agricultura e pecuária e utilizando a ferramenta GHG Protocol Agricultura
Elencar as principais atividades do setor agro (dentro da porteira). Link com os seus respectivos escopos. Compreendendo as atividades que resultam em emissão e remoção de carbono. Fatores de emissão das atividades, conhecendo o GHG Protocol. Ferramentas existentes do GHG Protocol e a importância do uso de fatores adaptados à realidade nacional (Tiers 2). Carbono no solo – formas de coleta e análise dos dados.
Aula 3 – Legislação e mercado de carbono
Conceitos básicos do Direito Ambiental. Diferenciação das formas de tutela ambiental (comando e controle versus mecanismo de mercado). Levantamento das normas ambientais nacionais e internacionais no tema (e.g., Acordo de Paris, Lei Federal nº 12.651/2012, Decreto Federal nº 11.075/2022). Explorar as modalidades do mercado de carbono disponíveis. Explorar a natureza jurídica do crédito de carbono. Implicações da transação do crédito de carbono nas relações agrárias, comerciais e contratuais.
Aula 4 – Gargalos e benefícios econômicos do novo mercado
A adoção de práticas agrícolas que sequestram carbono gera impactos ambientais, sociais e econômicos. Portanto, compreender como a adoção de atividades agropecuárias com base na conservação do carbono pode gerar benefícios econômicos – tanto ao produtor quanto em nível regional e global –, quais são os principais desafios para adoção de tais práticas e quais são as possíveis implicações caso as tecnologias não sejam adotadas.
Aula 5 – Mensurando o balanço de emissões a partir da adoção de tecnologias de agricultura de baixo carbono
O que são tecnologias de baixo carbono. Como essas tecnologias impactam as emissões. Comparando diferentes atividades com as suas respectivas emissões. Como modelar cenários de emissão para tomada de decisão. Formas de mitigação de emissões.
Aula 6 – Estudo de caso
Será escolhida uma fazenda hipotética para realização do cálculo do balanço de emissões utilizando a ferramenta GHG Protocol agricultura e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso “Da coleta de campo ao balanço final dos GEE”.
O que é necessário para conquistar este badge
Concluir o curso de curta duração e obter frequência mínima de 75% do curso.
Testemunho deste badge
matricula: 405618/2023 – turma: INC02392-BAYERMCAPT1
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
Certificado