Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas
Emissão

14/01/2021

Validade

Não Expira

Código de Autenticidade

68442204


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Formação Executiva em Gestão de Clínicas Médicas e Odontológicas

Carga horária total: 64h

Por meio de um processo supervisionado pelo coordenador acadêmico da FGV, o portador desse badge terá alcançado os objetivos educacionais do curso ao adquirir conhecimento acerca das técnicas para planejar e gerenciar os principais aspectos do seu negócio, como marketing, operações, pessoas e finanças, além de ter aprimorado a capacidade de mediar conflitos e lidar com as mudanças no setor. Também terá alcançado os objetivos educacionais do curso ao adquirir habilidades para analisar o desempenho do seu negócio e elaborar planos de ação consistentes, estando apto a desenvolver e liderar equipes.

Iniciando e repensando o modelo de negócios da sua clínica de saúde
Módulo 1 – Ambiente de negócios para profissionais de saúde
Principais transformações no cenário de saúde
Mudanças no perfil demográfico dos profissionais de saúde
Transformações no mercado de trabalho e no ambiente de negócios da saúde

Módulo 2 – Empreendedorismo e criação de novos negócios
Profissional da saúde como empreendedor e gestor
Como definir ou repensar o modelo de negócios da sua clínica
Utilizando a ferramenta do Canvas para analisar como sua clínica pode criar e entregar valor a seus clientes

Módulo 3 – Repensando o modelo de negócios da clínica
Levantando informações com os clientes potenciais
Identificando canais, recursos e parceiros-chave para a criação do negócio
Modelos de monetização e remuneração do negócio

Módulo 4 – Estruturando a sua clínica como um negócio
Dimensionando o tamanho do mercado e do público-alvo
Estimativas de receitas e despesas com a clínica
Modelo de plano de negócios para avaliar a viabilidade do negócio

Marketing e posicionamento estratégico de clínicas de saúde
Módulo 1 – Marketing aplicado a clínicas e consultórios
Fundamentos do marketing aplicados a serviços profissionais
Compreendendo o marketing mix para clínicas e consultórios
Estratégias de posicionamento para clínicas

Módulo 2 – Marketing digital: mídias, conteúdo e relacionamento
Aprofundando o conhecimento do seu público por meio da construção de personas
Atraindo e convertendo clientes potenciais por meio do uso do marketing digital
Construindo métricas para avaliar o sucesso do marketing digital

Módulo 3 – Gestão do relacionamento com operadoras e planos de saúde
Cenário e tendências das operadoras de saúde
Negociação e relacionamento com os planos de saúde
Estudo de caso de uma clínica

Módulo 4 – Planejamento estratégico para competitividade de clínicas e consultórios
Processo e etapas do planejamento estratégico
Ferramentas e técnicas de planejamento estratégico para clínicas
Desenvolvendo estratégias e planos para a sua clínica
Monitorando as suas estratégias por meio da construção de mapas estratégicos

Gestão de clínicas de saúde: processos, pessoas e questões legais
Módulo 1 – Estabelecendo os principais processos de clínicas e consultórios
Compreendendo os principais processos da clínica
Estabelecendo padrões de trabalho para os processos-chave da clínica
Gestão operacional e documentação necessária

Módulo 2 – Qualidade e melhoria contínua dos serviços por meio do uso de indicadores
Redesenhando os processos da clínica
PDCA, melhoria contínua e ferramentas qualidade
Uso de indicadores e dashboards para acompanhamento dos processos

Módulo 3 – Gestão de pessoas e equipes
Seleção e contratação da equipe
Integração e desenvolvimento
Remuneração e reconhecimento

Módulo 4 – Principais aspectos legais na condução do consultório
Formas de sociedade aplicadas a clínicas
Responsabilidades do sócio administrador
Aspectos trabalhistas e nova legislação do trabalho
Terceirização e contrato com prestadores de serviços

Gestão financeira e tributária das clínicas de saúde
Módulo 1 – Compreendendo os tributos e os impactos financeiros do modelo adotado
Compreendendo os principais tributos da clínica
Avaliação de alternativas de modelo tributário
Impactos financeiros do modelo adotado
Reorganização tributária da clínica

Módulo 2 – Planejamento financeiro e orçamentário da clínica
Conceitos de Matemática Financeira
Demonstração de resultados
Controle financeiro e orçamentário

Módulo 3 – Gestão do fluxo de caixa
Regimes de caixa e de competência
Prazos médios de pagamento e recebimento
Gestão do fluxo de caixa

Módulo 4 – Análise da viabilidade de investimentos
Indicadores e parâmetros utilizados na análise de investimentos
Estudo da viabilidade de projetos
Análise de cenários no binômio retorno versus risco
Tomadas de decisão financeira e estratégica




O que é necessário para conquistar este badge

Terá direito ao certificado digital o aluno que participar das aulas ao vivo ou assistir às gravações das aulas na plataforma do eClass durante o período em que estas estiverem disponíveis.