Competências da Gestão Escolar: a dimensão político-institucional
Emissão

08/03/2024

Validade

Não Expira

Código de Autenticidade

669159008


QR Code
+

Competências da Gestão Escolar: a dimensão político-institucional

Curso In Company realizado para equipes de gestão das unidades escolares e demais profissionais de educação interessados, com carga horária de 48 horas.

O portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso, no âmbito da dimensão político-institucional da BNC-Diretor Escolar, em que foram contempladas cinco competências específicas, cada uma com as suas respectivas atribuições:
• liderar a gestão da escola;
• implementar e coordenar a gestão democrática na escola;
• engajar a comunidade;
• responsabilizar-se pela organização escolar;
• desenvolver visão sistêmica e estratégica.

Conteúdo Programático
Unidade 1 – Cultura de relações interpessoais respeitosas e solidárias no ambiente escolar
1. A corresponsabilidade para criação de um ambiente escolar respeitoso, colaborativo, solidário e empático pela comunidade escolar (interna e externa)
2. Diretores com competências na resolução de conflitos e construção de consensos, promovendo medidas de sensibilização, prevenção e combate à intimidação sistêmica na escola
3. A redução da infrequência de docentes e discentes: ações mitigadoras

Unidade 2 – Desenvolvimento pedagógico com foco nas pessoas
1. As rotinas específicas de focalização ou apoio na organização do tempo dedicado às questões pedagógicas
2. A importância de conhecer, interpretar, avaliar, monitorar e divulgar os indicadores oficiais de aprendizagem e fluxo para orientar o planejamento pedagógico
3. O currículo, as metodologias de ensino e as formas de avaliação com foco na promoção da aprendizagem
4. A formação continuada dos profissionais da escola: processo de melhoria contínua

Unidade 3 – Planejamento pedagógico com foco no processo de ensino e aprendizagem

1. Papel da liderança pedagógica do diretor escolar no processo de ensino e aprendizagem
2. O apoio ao coordenador pedagógico na condução dos processos de planejamento, feedback e observação em sala de aula, entre outras estratégias
3. As estratégias pedagógicas para a recomposição das aprendizagens de estudantes com diferentes níveis de aprendizagem e trajetórias escolares
4. A construção ou atualização da identidade e do Projeto Político-Pedagógico da escola
Unidade 4 – Aprendizagem, inclusão e equidade como frutos de uma escola colaborativa
1. Inclusão e equidade: sentidos e aproximações?
2. Experiências de aprendizagens inclusivas adequadas às necessidades de cada estudante
3. Um ambiente escolar de efetivo acesso a todas as oportunidades educacionais, que promova o sucesso acadêmico e o bem-estar dos estudantes
4. O papel do diretor escolar no apoio ao desenvolvimento dos planejamentos adequados ao atendimento dos estudantes com deficiência


O que é necessário para conquistar este badge

Obter um mínimo de 75% (setenta por cento) de acertos no pós-teste.


Testemunho deste badge

matricula: 488122/2024 – turma: INC02429-IUNIBPIO1

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS