
Emissão
21/10/2024
Validade
Não Expira
Código de Autenticidade
829841352



Formação executiva em business partner de recursos humanos: visão estratégica
Por meio de um processo supervisionado pela Coordenação Acadêmica da FGV, o/a portador/a deste badge completou os objetivos educacionais do curso e possui conhecimento sobre o curso Formação executiva em business partner de recursos humanos: visão estratégica.
Disciplina 1 – Aspectos legais das novas relações de trabalho
Módulo 1: Reforma trabalhista – Papel do RH e passivos trabalhistas
• Flexibilização das normas trabalhistas ou o novo direito do trabalho
• Princípios específicos aplicáveis às relações de emprego
• Diferença entre a relação de emprego e a de trabalho
• Conceito de empregador/a
• Papel do RH para evitar o passivo trabalhista
Módulo 2: Principais vínculos de trabalho e aspectos essenciais nas contratações
• Modalidades de trabalhador/a: freelancers, offshoring, expatriados/as e home-office
• Terceirização e gestão de pessoas
• Aspectos legais da inclusão das Pessoas com Deficiência (PcDs)
• Aspectos legais sobre a saúde ocupacional do/a trabalhador/a
Módulo 3: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
• A LGPD e o papel do RH
• Assédio moral
• Assédio sexual
Módulo 4: E-social na prática
• O que é?
• Por quê?
• Como fazer?
Disciplina 2 – Papel do/a profissional de RH na transformação digital
Módulo 1: A Revolução 4.0 e o futuro do trabalho: a importância da função RH nas organizações e o RH com mindset digital
• Revolução 4.0 hoje
• Revolução 5.0
• Megatendências e os seus impactos no mundo do trabalho
• Futuro do trabalho e os seus impactos na função RH
• Importância do/a profissional de RH nas organizações
Módulo 2: A carreira do/a profissional de RH e a importância dos sistemas de RH
• Carreira hoje
• Carreira de RH: business partner, analista, especialista, coordenador/a e gestor/a
• Visão sistêmica dos processos de RH
• Estratégias e práticas de RH alinhadas com as estratégias organizacionais
• RH Agile
Módulo 3: Ciclo de vida do/a empregado/a
• Experiência do empregado e visão geral de todos os sistemas
Módulo 4: Aspectos éticos do/a profissional de RH
• Conceito de ética
• Dimensões éticas na função de RH
• Valorização humana em ambientes altamente digitais
• Alinhamento com código de ética da organização
Disciplina 3 – Tomada de decisão em gestão de pessoas baseada em dados
Módulo 1: Conhecendo people analytics
• Conhecimento das bases de ciência de dados
• Importância do big data para a gestão de pessoas
• Definição de people analytics
Módulo 2: Aplicando people analytics
• Aplicação de estatística em ciências humanas e sociais
• Formulação de problemas investigativos em gestão de pessoas
• Projeto de definição de variáveis e análise dos dados
• Interpretação dos dados e geração de resultados
Módulo 3: Manutenção e gestão do banco de dados
• Montagem de banco de dados e limpeza de dados
• Fases para se chegar à análise preditiva
• Métodos quantitativos e qualitativos de análise de dados
• Tendências em people analytics
Módulo 4: Tomada de decisão
• Processo de tomada de decisão
• Utilização de dados para decidir
Disciplina 4 – Visão sistêmica do RH: da atração ao desligamento
Módulo 1: Construindo a percepção de valor do/a empregado/a
• Conceito de percepção de valor do/a empregado/a (EVP)
• Conceito de marca empregadora
conceito de clima e cultura organizacional
• Clima na percepção dos/as colaboradores/as
• Fatores que influenciam o clima organizacional
• Impactos sobre os/as colaboradores/as
• Conceito de percepção de valor do/a empregado/a
Módulo 2: Papel do/a business partner no ciclo de vida do/a empregado/a
• Experiência do/a empregado/a e todo o seu ciclo de vida na organização
• Atração
• Recrutamento e seleção
• Integração do/a novo/a empregado/a
• Desenvolvimento
Módulo 3: Papel do/a business partner no ciclo de vida do/a empregado/a
• Experiência do/a empregado/a e todo o seu ciclo de vida na organização
• Carreira
• Retenção
• Desligamento
• Ex-profissional
Módulo 4: Fatores que impactam o alinhamento do/a empregado/a à cultura organizacional
• Fatores que impactam o engajamento do/a colaborador/a aos objetivos organizacionais
• Conceito de cultura organizacional
• Alinhamento estratégico individual com a organização
• Conceito de engajamento
• Fatores que impactam o engajamento e esse alinhamento
• Práticas de gestão que promovem engajamento
O que é necessário para conquistar este badge
Terá direito ao certificado digital e badge FGV o/a estudante que tiver participado, contribuindo de forma crítica nas atividades propostas, e obtido frequência mínima de 75% no curso.
Testemunho deste badge
matricula: 571899/2024 – turma: MCM02446-BPRHV-T01
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS