COO – Chief Operating Officer: Gestão de Operações
Emissão

23/05/2025

Validade

Não Expira

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COO – Chief Operating Officer: Gestão de Operações

O portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso, que prepara os executivos para alcançarem a excelência no papel de COO em um cenário de inovação, competição e volatilidade. As mudanças nos hábitos de consumo e as novas tecnologias exigem que os líderes de operações e cadeias de suprimentos promovam a integração entre as diversas áreas da organização. O curso estimula o debate intenso de questões sobre alinhamento estratégico, liderança, gestão de risco, excelência operacional, dados e digitalização de operações. Em formato de imersão, o programa aborda as últimas tendências e demandas dos consumidores e traz para a sala de aula blocos de aprendizado conectados com os desafios atuais em diversos setores do mercado.

Conteúdo programático
Módulo 1: COO – Chief Operating Officer: Gestão de Operações
• conexão entre as estratégias corporativas e o desenho das operações (arquitetura dos processos);
• construção e análise de uma visão end-to-end (E2E) na solução de conflitos de interesses;
• compreensão do papel de operações na criação e proteção de valor;
• desenho de estratégias de segmentação de clientes de forma a operar com o custo de servir otimizado;
• planejamento das intervenções digitais necessárias para sustentar ou criar vantagem competitiva, incluindo aspectos de tecnologia e dados;
• análise da gestão de riscos e criação de oportunidades em um mercado mais volátil, incerto e ambíguo;
• identificação de elementos de liderança e gestão de capital humano para acelerar as melhorias operacionais e ampliar o legado da liderança.

Módulo 2: Estratégia
• dimensões de posicionamento estratégico;
• curvas de valor, fronteira da indústria e trade-offs;
• captura de valor: equação de lucro, precificação estratégica e dinâmica competitiva;
• o papel dos agentes em nome dos donos;
• avaliação do desempenho empresarial: dimensões conceituais e desafios metodológicos;
• dificuldades técnicas versus comportamentais na avaliação do desempenho;
• estratégia corporativa: diversificação, integração vertical, fusões e aquisições, internacionalização;
• estratégia (pseudo)racional e estratégia comportamental;
• execução da estratégia: dimensões da execução, obstáculos e facilitadores, vieses gerenciais;
• estudo de casos.

Módulo 3: Liderança
• liderança e o contemporâneo da sociedade, dos negócios e das organizações;
• liderança: uma competência estratégica em construção;
• leadership studies: abordagens e aplicações;
• liderança: a perspectiva do líder;
• a liderança de si e dos outros;
• dinâmicas organizacionais contemporâneas e o exercício da liderança;
• liderança, gestão e arte: intercessões e disrupções;
• a dimensão pessoal da liderança: o líder em foco;
• desafios da liderança para o século XXI;
• liderança: temas emergentes e tendências.


O que é necessário para conquistar este badge

A aprovação do estudante ocorrerá por meio da frequência mantida ao longo do programa.
A carga horária total do curso é de 120 horas-aula.
A frequência mínima exigida é 75% da carga horária total do módulo.


Data de Conclusão

23012025


Testemunho deste badge

MSP32471-COO2024 

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS