Emissão
19/06/2023
Validade
Não Expira
Código de Autenticidade
490356592
MBA em Gestão Empresarial
"Curso In Company realizado para colaboradores/as da Lorenzetti no período de 02/09/2021 a 16/03/2023, com carga horária de 432 horas-aula.
O/a portador/a deste badge completou os objetivos educacionais do curso: proporcionar o desenvolvimento de competências em gestão de negócios e pessoas para que o participante possa desenvolver-se e atuar em uma nova realidade de mercado, cada vez mais em transformação e impactada pelas novas tecnologias.
Neste curso, o participante adquiriu:
• competências para apoiar a organização na orientação dos seus esforços para planejar, captar, avaliar e desenvolver equipes comerciais de alta performance;
• capacidade de análise de indicadores e resultados financeiros e operacionais para planejar ações necessárias visando obter melhorias de performance, negociar a obtenção de recursos bem como otimizar a aplicação dos recursos disponíveis;
• competências para adquirir uma visão estratégica e gerenciar otimizando os processos comerciais para que se tornem mais eficazes e coesos com os objetivos da organização e integrados com outros processos-chave de gestão;
• capacidade de inovar e contribuir para a evolução da organização e dos seus modelos de negócios."
Conteúdo Programático:
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Módulo I
Gestão de Pessoas
Comunicação Interpessoal e Corporativa
Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal: técnicas de apresentação. A comunicação corporativa e os seus objetivos.
Liderança de Equipes de Alto Desempenho
Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.
Cenários Econômicos e Tendências
Ambiente macroeconômico. Mensuração da atividade econômica. Moeda e sistema financeiro. Inflação e índices de preços. Modelos macroeconômicos elementares. Balanço de pagamentos. Cenários macroeconômicos e os seus efeitos sobre os negócios. Determinação de cenários prováveis e os seus impactos para a estratégia empresarial.
Economia Comportamental e Tomada de Decisão
Princípios da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisão e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.
Módulo II
Gestão de Negócios
Gestão Estratégica e Inovação
Evolução do conceito de estratégia empresarial. Análise do ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e ambiente competitivo. Análise do ambiente interno. Propósito, missão, visão e valores. Definição de objetivos e metas. Estratégias competitivas. Estratégias de crescimento, manutenção e retração. Planejamento estratégico: definição das diretrizes estratégicas. Ferramentas estratégicas. Implementação da estratégia e planos de ações. Vantagens competitivas sustentáveis e desempenho empresarial. Visão baseada em recursos e capacidades dinâmicas da organização. Competividade e inovação.
Gestão de Negócios Sustentáveis
Origens e definição do desenvolvimento sustentável – visão filosófica e visão econômica. Impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. Fundamentos e ações de governança corporativa. Evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. Cidadania corporativa como elemento empresarial estratégico.
Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis
Gerenciamento de projetos: visão PMI. Projetos: conceitos e métodos. Fatores de sucesso e insucesso em projetos. Atribuições e habilidades do gerente de projetos e da equipe. Ferramentas para elaboração e acompanhamento de projetos.
Metodologias ágeis e as suas aplicações. As principais metodologias ágeis. Pequenas equipes com alto nível técnico. Colaboração entre equipes. Feedback contínuo no processo de desenvolvimento. Adaptabilidade e simplicidade ágil.
Gestão da Qualidade e Processos
Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade e produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e variações. Certificações ISO. Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Conceitos e definições da cadeia de suprimentos. Global sourcing. Cadeia de suprimentos versus cadeia de valor. Componentes do planejamento da demanda. Gestão de operações logísticas. Recursos necessários à cadeia de suprimentos. Funções logísticas e o seu relacionamento intra e extraorganizacional. Infraestrutura logística do País. Sistemas de informação logística. Gestão do tempo em cadeias de suprimento. Avaliação do desempenho das funções logísticas orientadas para a qualidade, produtividade e competitividade.
Módulo III
Finanças e Marketing
Gestão Financeira e Contabilidade
Conceito e princípios em finanças. Geração de riqueza nas organizações. Princípios de contabilidade e indicadores de desempenho. Matemática Financeira e medição de valor. Fluxos de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.
Precificação e Monetização de Valor
O papel do preço na estratégia comercial. Influência dos fatores mercadológicos na decisão de preços. Precificação com base em custos. TCO (Total Cost of Ownership). Precificação com base em valor. Precificação e análise da rentabilidade. Tangibilização de valor: relação benefício/custo. Monetização dos benefícios.
Negociação e Administração de Conflitos
Conceitos relacionados ao processo de negociação. Aspectos relacionais envolvidos em uma negociação. Aspectos substantivos de uma negociação. Aspectos processuais de uma negociação. Estratégias de negociação (integrativa versus distributiva versus compromisso). Fundamentos da negociação (ZOPA e BATNA). Planejamento da negociação. Estilos de negociação. As habilidades do negociador.
Marketing, Comportamento de Compra e B2B
A função do marketing nas organizações e o profissional de marketing. A relação entre estratégia empresarial e marketing. Marketing B2C versus B2B. Características de mercados B2B. Fronteiras do marketing B2B. Produtos e serviços no B2B. Preço e valor. Acesso ao mercado e go to market. Comunicação em B2B. Processo de tomada de decisão de compras. Centro de compras. Tipos de compra. Aspectos determinantes do comportamento de compra organizacional.
Gestão do Relacionamento com Clientes e Customer Centricity
Introdução ao Customer Centricity: organização e o foco no cliente. Valor em vendas. Gestão do ciclo de relacionamento com clientes. Segmentação da carteira de clientes com base em valor. Valor vitalício do cliente (CLV). Cocriação. O papel da força de vendas no relacionamento com clientes. Jornada do cliente e customer experience. Gestão da satisfação dos clientes e fidelização.
Módulo IV
Gestão Comercial
Data Science e Marketing Analytics
Data Science e Marketing. Fundamentos de Big Data e conhecimento relevante em grandes massas de dados (knowledge discovery on databases). Integração de dados off-line e on-line. Gestão de dados estruturados e não estruturados; data mining, text mining e as suas aplicações em negócios. CRM, filtros colaborativos e machine learning. Métricas de desempenho de vendas e participação de mercado. Finanças e marketing: ROI de marketing e EVA.
Transformação e Disrupção Digital
Modelos de negócio digital disruptivos. Canais: web, mobile, IoT, mídias e redes sociais. Marketing digital. User experience. Segurança digital e privacidade. Social commerce. Comunicação digital. Outbound versus inbound marketing. Mobile technology. Decoupling.
Gestão de Vendas
Alinhamento entre ações de venda, objetivos estratégicos e objetivos mercadológicos da organização. Funil de vendas. Canais de distribuição. Representantes comerciais. Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de vendas. Gestão de territórios e especialização de equipe comercial. Definição de metas e quotas de vendas. Avaliação e acompanhamento do desempenho dos vendedores. Remuneração e recompensa dos vendedores.
Gestão do Ciclo de Vendas
O papel do vendedor. A venda de valor. O ciclo de vendas: prospecção, planejamento, abordagem e rapport, apresentação de vendas, superação de objeções, fechamento, acompanhamento e manutenção. "
O que é necessário para conquistar este badge
Concluir o curso de especialização duração e obter frequência mínima de 75% em cada disciplina. Além disso, alcançar média mínima final 7,0 (sete) em cada disciplina cursada, tendo cada disciplina a sua própria avaliação, e entregar, ao final do curso, o trabalho de conclusão de curso (Projeto Aplicado), no qual deverá obter, no mínimo, nota 7,0 (sete).
Data de Conclusão
16/03/2023
Testemunho deste badge
CONSULTING0/LORENZETGE00-1
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS