
Emissão
10/04/2024
Validade
Não Expira
Código de Autenticidade
718227664



MBA Executivo: Gestão e Governança em Segurança Pública
Curso In Company realizado para Gestores máximos das Secretarias de Segurança Pública, Dirigentes e Comandantes das Forças de Segurança Pública dos Estados, Distrito Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública-MJSP, no período de 26/09/2022 a 17/03/2024, com carga horária de 432 (quatrocentas e trinta e duas) horas-aula.
O/a portador/a deste badge completou os objetivos educacionais do curso, adquirindo competências para apoiar e subsidiar na construção, execução e monitoramento do Plano Nacional e dos Planos Estaduais de Segurança Pública em consonância com o que preconiza a Lei 13.675, de 11 de junho de 2018, regulamentada pelo Decreto 10.822, de 28 de setembro de 2021.
Conteúdo Programático:
Administração Pública
As funções econômicas do Estado. Bem público. Teorias da administração pública.
Herança intelectual e política no campo da Administração Pública. Modelo racional de
organização. Humanismo organizacional. Política pública e nova gestão pública.
Modelos de Gestão Pública, Corrupção, Crimes Políticos e Improbidade Administrativa.
Reinventando o governo: conceitos de inovação do setor privado e sua aplicabilidade no
setor público. Gestão Pública com Foco em Resultados.
Planejamento Estratégico e Operacional
Desenvolvimento e reconstrução da visão estratégica na gestão. Relações estratégicas:
a organização e a comunidade. A reflexão e o diálogo estratégicos. Missão e valores.
Cenários e visão. Análises estratégicas e definição de futuros alternativos. Pistas
estratégicas: vantagens comparativas, competitivas e cooperativas. Alianças
estratégicas: as relações institucionais e as parcerias no processo de produzir e prestar
serviços. Avaliação e reposicionamento estratégico. Captação de Recursos para
Projetos.
Essa disciplina vai apoiar os participantes na formulação de diretrizes para os Planos
Estaduais de Segurança Pública e para o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa
Social 2021-2030, adaptando-o às realidades locais.
Gestão da Imagem e Reputação Institucional
A imagem e reputação institucional são ativos intangíveis que precisam ser gerenciados
e preservados. A disciplina irá abordar a legitimidade e a credibilidade dos órgãos
públicos e instituições de segurança pública pela gestão desses ativos. Gestão Estratégica de Pessoas
Gestão de Pessoas e Carreira no Setor Público. Fundamentos da Gestão de Pessoas.
Variáveis da gestão de pessoas. Comportamento Humano nas Organizações. Evolução
da área de gestão de pessoas. Seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Avaliação objetiva e subjetiva. Tipos de liderança. Formação de lideranças e equipes de
alta performance nas organizações de segurança pública. Gestão por competências. O
papel do gestor em segurança pública como líder de pessoas. O Perfil do Líder da 4ª
Revolução Industrial. Comportamento Humano nas Organizações. O Indivíduo e o
Processo de Autogestão. Gestão de Pessoas e Tipos de Liderança.
Gestão de Processos
Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gerenciamento. Visão,
mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade e
produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e suas variações. Documentação da
qualidade: controle, procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão.
Métodos específicos da gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade
(PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela
qualidade. Fatores críticos de sucesso.
Pesquisa e Análise em redes sociais
Comunicação digital: teoria e prática, teorias da formação da sociedade em rede,
mediatização, metodologias de pesquisa em comunicação, pesquisa e análise em redes
sociais, ciência de dados e Business Intelligence.
Economia Organizacional
Economia aplicada as organizações públicas. A teoria da oferta e da demanda. Os
mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela
ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da
economia. Gestão Logística
Conceitos fundamentais sobre a gestão da cadeia de abastecimento e logística. A
relação entre estratégia e logística. Conceitos em administração logística. Gestão do
relacionamento e da colaboração na cadeia. Evolução histórica da Logística; principais
conceitos e modelos de Gestão Logística; e, estrutura Logística; indicadores e avaliação
de desempenho; gestão de contratos e serviços; gestão patrimonial; Licitações e
Contratos Públicos; gestão de estoques; e, gestão de combustível e frota; atividade
prática dirigida.
Gestão e Elaboração de Projetos
Fundamentos da gestão de projetos; o ciclo de vida do projeto; documentos de
referência e guias de melhores práticas de gerenciamento de projetos; a evolução do
assunto; relações entre projetos, programas e portfólios de projetos; projetos como
organizações temporárias; projetos e estratégia organizacional; modelos de maturidade
em gerenciamento de projetos; associações profissionais de gerenciamento de projetos;
pessoas e relações de trabalho em projetos; sistemas de informação para gestão de
projetos; linhas de pesquisa em gestão de projetos; teorias de gestão de projetos.
Termos de Referência, Especificidades e Dimensionamento do Projeto. Estrutura,
Inserção e Configuração Sistêmica do Projeto. Aprovisionamento, Controle e
Financiamento de Projetos. Aporte Financeiro e Apresentação do Projeto.
Gerenciamento de Projetos – Metodologia para Impulsionar Mudanças.
Gestão Financeira
Contabilidade financeira básica. Políticas contábeis. Estrutura básica das demonstrações
contábeis. Requerimentos das IPSAS’s relativas à contabilização de: Receitas e Créditos
a Receber, Ativo Imobilizado, e alguns itens de passivo. Execução Financeira e Prestação
de Contas. Execução Financeira e Prestação de Contas. Controles dos Gastos Públicos. Processo Decisório
A ciência e a arte de pensar, julgar e decidir. Dimensões sociopsicológicas das decisões
administrativas. O intencional, o valorativo, o emergente e o imaginativo. Molduras
mentais. Habilidades no método e no processo de decidir: Racionalidade individual e do
raciocínio coletivo. Recursos Emotivos. Habilidades em lidar com o incontrolável:
armadilhas decisórias e tendenciosidades. Risco, incerteza, ignorância e sentimentos de
vulnerabilidade. Ansiedade e medo na decisão.
Ferramentas de TI para suporte às Decisões Estratégicas de Gestão
Inteligência Artificial (AI-artificial intelligence) e Aprendizado de Máquina (ML-Machine
learning). O que é IA – paradigmas, abordagens e disciplinas; Introdução ao aprendizado
de máquina – aprendizado supervisionado (algoritmos de regressão e de classificação),
não-supervisionado e sistemas de recomendação; Ferramentas para ML - Métodos para
preparação de dados; Integração de dados; Sistemas de Gerência de bancos de dados;
Esquema de banco de dados (conceitual, lógico e físico); Integração de esquemas de
bancos de dados; Data Warehouse; Mineração de dados; Visualização de dados;
Ferramentas de Business Intelligence; Ferramentas para ML - Métodos para avaliação
de resultados; Métricas;Conceitos de Deep Learning;Exemplos de aplicações.
Análise de Contexto e Sociedade Contemporânea
Uma das principais competências dos líderes estratégicos é a análise de contexto para
instruir o processo de tomada de decisões. A disciplina apresenta a evolução dos
movimentos e tendências sociais do mundo contemporâneo, como informações
relevantes para a atuação nos órgãos de segurança pública. Direitos humanos e relações
institucionais com os movimentos sociais.
Estatística Aplicada Inovação e Transformação Digital
A aplicação da estatística em casos reais. Exercícios de estatística aplicados. ANOVA e
inferência sobre as médias de duas ou mais populações; Comparações de variâncias de
duas ou mais populações. Testes de independência; Regressão linear simples; Regressão linear múltipla; Escalamento Ideal - Modelos para variáveis de resposta qualitativa;
Análise de Componentes Principais.
Gestão de Crise Governança e Compliance na Administração Pública
Conceito de gestão de crise. Processo decisório em situações de crise. Metodologias e
ferramentas para a análise de cenários e tomada de ação em situações de crise. O papel
do gestor na condução dos processos de crise. Competências para a gestão de crise.
Integridade pública
Recomendações da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico –
OCDE sobre valores, princípios e normas éticas comuns, visando a priorizar o interesse
público em relação a interesses privados na esfera pública. Princípios, diretrizes e
mecanismos da governança pública: conceitos, accountability e órgãos de controle.
Sistema de integridade e desenvolvimento da cultura de integridade. Ferramentas de
gestão de riscos aplicadas à administração pública. O compliance no âmbito das
licitações públicas e contratações administrativas e o papel do agente público. O desafio
da efetividade dos programas de integridade pública.
Segurança Pública Baseada em Evidências
Possibilitar ao aluno o conhecimento fundamental de Cartografia, Geodésia e Sistema
de Posicionamento Global (GPS), capacitando-o para a realização de levantamentos e
processamento de dados coletados com receptores GPS. Apreender os conceitos
básicos de cartografia, conhecer a forma da terra e os sistemas de referência, conhecer
os princípios básicos do Sistema de Posicionamento Global (GPS), aprender as técnicas
de posicionamento por satélite. A disciplina abordará: Conceitos. Cartografia aplicada
ao georreferenciamento. Sistema de Posicionamento Global. Técnicas de
Posicionamento GPS. Aspectos práticos e funções importantes. Conversão dos Dados.
Elaboração de Mapas. Qualidade em Serviços Qualidade em Serviços Públicos
Conceitos Básicos sobre Qualidade e Produtividade, Gestão da Qualidade na
Administração Pública, Princípios da Qualidade, Pesquisadores da Qualidade,
Abordagem da Qualidade; Custos de qualidade, Ferramentas de gestão e controle da
Qualidade.
Planejamento e Orçamento
A disciplina tem como objetivo o aprendizado das principais funções da área de
planejamento e orçamento, bem como, das interações de suas atividades com os
objetivos operacionais e estratégicos. Gestão orçamentária básica; integração entre
planejamento, plano e programa de trabalho. Fatores relacionados ao planejamento
econômico das entidades. Orçamento das operações de Venda, Produção, Custo da
Produção, Despesas Administrativas, de Capital. Análise de sensibilidade do
planejamento orçamentário. Controle Orçamentário.
Lei Geral de Proteção de Dados
Background da proteção de dados no Brasil e no mundo. Overview do GDPR. A LGPD:
fundamentos e princípios. Âmbito de aplicação. Definições. Stakeholders. Estudos das
bases legais. Regras sobre consentimento. Tratamento de dados sensíveis, crianças e
adolescentes e poder público. Direitos elencados pela lei. Formas de exercício.
Procedimentos e obrigações ante o exercício de direitos. Providências práticas a serem
adotadas para o atendimento de direitos. Consequências do não processamento das
requisições. Regras gerais de transferências internacionais. Modelos para terceirasempresas e grupos empresariais. Derrogações. Compatibilização com as regras do GDPR
e outros países. O encarregado pelo tratamento (DPO). Modelos de contratação.
Posição dentro da organização. Atribuições internas e externas. Responsabilidade.
Registros das operações de tratamento. Gap analysis. Análise de risco. DPIA. Privacy by
design/by default. Definição de incidente de segurança. Obrigações das hipóteses de
incidentes. Medidas de reversão e de mitigação dos efeitos do prejuízo. Atuação da
ANPD diante do incidente. Registros de incidentes. O roadmap da conformidade. Elaboração e revisão de documentos. Estratégia de awareness e treinamento.
Assessment periódico. Estudos de casos práticos
O Impacto da Tecnologia na Instituição – Estratégia e Conceitos
Desafios da transformação digital; Sistemas de apoio à tomada de decisão. Tendências
e Desafios em Tecnologia da Informação. Planejamento e Infraestrutura de TI.
Integração de Dados e fontes de dados; sistema de gerência de bancos de dados; bancos
de dados homogêneos e heterogêneos; esquema de banco de dados – conceitual, lógico
e físico; integração de esquemas de bancos de dados; integração de dados; data
warehouse; mineração de dados; visualização de dados e ferramentas de business
intelligence. Sistemas de informação; Sistemas de gestão de processos; Sistemas de
informação via web. Questões em Segurança da Informação: privacidade, segurança,
ética.
Confiabilidade Humana e Organizacional
A construção da confiabilidade humana e erro humano. A psicologia do risco e a
percepção de risco. Estudos de casos – como outras organizações resolveram esses
mesmos problemas. Atuação em cenários complexos e imprevisíveis. O papel da
liderança no suporte ao desenvolvimento de equipes de alto desempenho em gestão de
risco. Introdução aos fatores humanos em gestão de riscos. O desafio dos fatores
humanos na gestão de risco. Comportamento e cooperação dentro de equipes. A cultura
e o erro humano.
Metodologia de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Metodologia para desenvolvimento de projeto associado a um caso prático.
Acompanhamento e avaliação do projeto de TCC elaborado pelos participantes. Análise
e tratamento de dados. Análise de projetos e relatórios de pesquisa.
O que é necessário para conquistar este badge
Obter, no mínimo, média final 7,0 (sete) em cada disciplina cursada, tendo cada disciplina sua própria avaliação; Obter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina; Entregar ao final do curso, um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, em forma de artigo, com submissão à Revista Susp, no qual deverá obter, no mínimo, nota 7,0 (sete).
Data de Conclusão
17/03/2024
Testemunho deste badge
CONSULTING0/MJSPMBAGSP00-1
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS