Emissão
13/09/2023
Validade
Não Expira
Código de Autenticidade
557716340
As informações do badge estão armazenadas na rede
Blockchain Ethereum.
0xa0b27b810a656f9fbe31da9fead583a604e251b650127428c584707affa2f14a
Formação executiva em advocacy e políticas públicas
Por meio de um processo supervisionado pela Coordenação Acadêmica da FGV, o/a portador/a deste badge completou os objetivos educacionais do curso e possui conhecimento sobre o curso Formação executiva em advocacy e políticas públicas.
Disciplina 1 – Advocacy e mudança social
Módulo 1:?Boas práticas?de?advocacy?no Brasil?
• Organização da sociedade civil apresenta um?case?de sucesso?
?
Módulo 2:?Fundamentos do?advocacy?
• O que é?advocacy??
• Advocacy?e termos correlatos: incidência política, lobby e ativismo??
• Tipos de?advocacy??
• Abordagens de?advocacy??
• Obstáculos e tendências do?advocacy?para a transformação social??
• Legitimidade e representatividade: os desafios do?advocacy?
?
Módulo 3:?Fundamentos de políticas públicas?
• Campo de administração e políticas públicas??
• Conceito de políticas públicas e nós conceituais??
• Tipologias e modelos de análise de políticas públicas??
• Ciclo de políticas públicas?
?
Módulo 4:?O que é?e como construir uma?teoria da mudança??
• Metodologia para a construção do plano de ação??
• Teoria de mudança??
• Definição do problema: necessidades de?Bradshaw??
• Pesquisa??
• Compreensão do problema??
• Definição do problema a ser endereçado pelos/as participantes
Disciplina 2 – Planejamento estratégico de advocacy: comunicação
Módulo 1: Identificação do público-alvo
• Conceito de stakeholder
• Mapeamento, classificação e priorização de stakeholders
• Matriz de poder e interesse
• Mapa e desenho de rede de influências
• Planejamento de estratégia de influência
Módulo 2: Elaboração da sua mensagem
• Teoria da comunicação
• Comunicação de causas: estratégias, inovações e desafios de engajar quem pensa de forma diferente
• Âmbitos e fluxos da comunicação para a mobilização da sociedade civil
• Boas práticas de uso da mídia – tradicional e digital – para a mobilização da sociedade civil em campanhas de advocacy
Módulo 3: Escolha da mensagem
• Importância da mensagem para advocacy
• Elementos essenciais da mensagem: como elaborar mensagens que se destacam
• Mensagem: legitimidade, representatividade e influência
• Técnicas para apoiar a construção da mensagem
• Forma de refinar a mensagem para cada tipo de stakeholder
• Narrativa central: o que é, para o que serve e componentes
• Fases de uma campanha de comunicação de advocacy
Módulo 4: Workshop final
• Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido durante o curso. Os/as participantes apresentarão um plano de ação de advocacy e um plano de comunicação para advocacy e receberão contribuições de profissionais experientes com vistas a aprimorar o trabalho realizado.
Disciplina 3 – Planejamento estratégico de advocacy: estratégias e táticas
Módulo 1: Abordagens de advocacy
• Pesquisa
• Colaboração
• Persuasão direta
• Construção de base de apoio – coalizões, parcerias – e pressão de rua
Módulo 2: Articulação política
• Diferenças na incidência na Câmara dos Deputados e no Senado Federal
• Perfis de interlocutores/as: assessorias, lideranças, secretarias, parlamentares, frentes parlamentares, presidências
• Timing da incidência
• Elaboração: nota técnica, fact sheet, emendas, substitutivos
• Itens a apresentar: pautas propositivas e reativas
Módulo 3: Litígio estratégico
• Advocacy no sistema de justiça: litígio estratégico; litígio estratégico e comunicação amicus curiae; diálogo extrajudicial e audiências públicas
• Advocacy em organismos internacionais
Módulo 4: Workshop
• Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido até então. Os/as participantes apresentarão o plano de ação de advocacy que estão construindo e receberão contribuições de profissionais experientes que têm compartilhado o seu conhecimento nessa caminhada. O objetivo do workshop intermediário é propiciar um momento de reflexão sobre os caminhos definidos, com vistas a aprimorar o trabalho realizado.
Disciplina 4 – Planejamento estratégico de advocacy: inteligência política
Módulo 1: Construção de uma teoria de mudança
• Razões para desenvolver uma estratégia de advocacy
• Pesquisa e advocacy
• Teoria da mudança: problema x impactos de longo prazo
Módulo 2: Escolha da sua prioridade e especificação do seu objetivo de advocacy
• Objetivo de advocacy e resultados intermediários
• Exercícios práticos
Módulo 3: Estado e governo
• Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado
• Estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil
• Processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas
Módulo 4: Mapeamento do processo decisório
• Processo decisório estatal
• Mapeamento do processo decisório: mapeamento de políticas públicas (identificação, priorização e gerenciamento de temas/issues)
• Mapeamento legislativo
• Mapeamento de arenas de poder e interlocutores/as
• Métodos e rotinas do monitoramento legislativo
O que é necessário para conquistar este badge
Terá direito ao certificado digital e badge FGV o/a estudante que tiver participado, contribuindo de forma crítica nas atividades propostas, e obtido frequência mínima de 75% no curso.
Testemunho deste badge
matricula: 389155/2023 – turma: MSP32353-ADVPP20231
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
Certificado
Ganhador