Formação executiva em advocacy e políticas públicas
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13/09/2023

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Formação executiva em advocacy e políticas públicas

Por meio de um processo supervisionado pela Coordenação Acadêmica da FGV, o/a portador/a deste badge completou os objetivos educacionais do curso e possui conhecimento sobre o curso Formação executiva em advocacy e políticas públicas.

Disciplina 1 – Advocacy e mudança social

Módulo 1:?Boas práticas?de?advocacy?no Brasil?

• Organização da sociedade civil apresenta um?case?de sucesso?
?
Módulo 2:?Fundamentos do?advocacy?

• O que é?advocacy??
• Advocacy?e termos correlatos: incidência política, lobby e ativismo??
• Tipos de?advocacy??
• Abordagens de?advocacy??
• Obstáculos e tendências do?advocacy?para a transformação social??
• Legitimidade e representatividade: os desafios do?advocacy?
?
Módulo 3:?Fundamentos de políticas públicas?

• Campo de administração e políticas públicas??
• Conceito de políticas públicas e nós conceituais??
• Tipologias e modelos de análise de políticas públicas??
• Ciclo de políticas públicas?
?
Módulo 4:?O que é?e como construir uma?teoria da mudança??

• Metodologia para a construção do plano de ação??
• Teoria de mudança??
• Definição do problema: necessidades de?Bradshaw??
• Pesquisa??
• Compreensão do problema??
• Definição do problema a ser endereçado pelos/as participantes

Disciplina 2 – Planejamento estratégico de advocacy: comunicação

Módulo 1: Identificação do público-alvo

• Conceito de stakeholder
• Mapeamento, classificação e priorização de stakeholders
• Matriz de poder e interesse
• Mapa e desenho de rede de influências
• Planejamento de estratégia de influência

Módulo 2: Elaboração da sua mensagem

• Teoria da comunicação
• Comunicação de causas: estratégias, inovações e desafios de engajar quem pensa de forma diferente
• Âmbitos e fluxos da comunicação para a mobilização da sociedade civil
• Boas práticas de uso da mídia – tradicional e digital – para a mobilização da sociedade civil em campanhas de advocacy

Módulo 3: Escolha da mensagem

• Importância da mensagem para advocacy
• Elementos essenciais da mensagem: como elaborar mensagens que se destacam
• Mensagem: legitimidade, representatividade e influência
• Técnicas para apoiar a construção da mensagem
• Forma de refinar a mensagem para cada tipo de stakeholder
• Narrativa central: o que é, para o que serve e componentes
• Fases de uma campanha de comunicação de advocacy

Módulo 4: Workshop final

• Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido durante o curso. Os/as participantes apresentarão um plano de ação de advocacy e um plano de comunicação para advocacy e receberão contribuições de profissionais experientes com vistas a aprimorar o trabalho realizado.

Disciplina 3 – Planejamento estratégico de advocacy: estratégias e táticas

Módulo 1: Abordagens de advocacy

• Pesquisa
• Colaboração
• Persuasão direta
• Construção de base de apoio – coalizões, parcerias – e pressão de rua

Módulo 2: Articulação política

• Diferenças na incidência na Câmara dos Deputados e no Senado Federal
• Perfis de interlocutores/as: assessorias, lideranças, secretarias, parlamentares, frentes parlamentares, presidências
• Timing da incidência
• Elaboração: nota técnica, fact sheet, emendas, substitutivos
• Itens a apresentar: pautas propositivas e reativas

Módulo 3: Litígio estratégico

• Advocacy no sistema de justiça: litígio estratégico; litígio estratégico e comunicação amicus curiae; diálogo extrajudicial e audiências públicas
• Advocacy em organismos internacionais

Módulo 4: Workshop

• Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido até então. Os/as participantes apresentarão o plano de ação de advocacy que estão construindo e receberão contribuições de profissionais experientes que têm compartilhado o seu conhecimento nessa caminhada. O objetivo do workshop intermediário é propiciar um momento de reflexão sobre os caminhos definidos, com vistas a aprimorar o trabalho realizado.

Disciplina 4 – Planejamento estratégico de advocacy: inteligência política

Módulo 1: Construção de uma teoria de mudança

• Razões para desenvolver uma estratégia de advocacy
• Pesquisa e advocacy
• Teoria da mudança: problema x impactos de longo prazo

Módulo 2: Escolha da sua prioridade e especificação do seu objetivo de advocacy

• Objetivo de advocacy e resultados intermediários
• Exercícios práticos

Módulo 3: Estado e governo

• Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado
• Estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil
• Processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas

Módulo 4: Mapeamento do processo decisório

• Processo decisório estatal
• Mapeamento do processo decisório: mapeamento de políticas públicas (identificação, priorização e gerenciamento de temas/issues)
• Mapeamento legislativo
• Mapeamento de arenas de poder e interlocutores/as
• Métodos e rotinas do monitoramento legislativo


O que é necessário para conquistar este badge

Terá direito ao certificado digital e badge FGV o/a estudante que tiver participado, contribuindo de forma crítica nas atividades propostas, e obtido frequência mínima de 75% no curso.


Testemunho deste badge

matricula: 389155/2023 – turma: MSP32353-ADVPP20231

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

Certificado