Gestão Escolar na Prática: Dimensão Administrativo-Financeira
Emissão

18/07/2024

Validade

Não Expira

Código de Autenticidade

760843836



As informações do badge estão armazenadas na rede
Blockchain Ethereum.

0x0a2bd544517581a46a9259e40b7cc5a6c3965bf18b19bf5c76171480822daabe


QR Code
+

Gestão Escolar na Prática: Dimensão Administrativo-Financeira

Curso In Company realizado para equipes de gestão das unidades escolares e demais profissionais de educação interessados, com carga horária de 48 horas.

O portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso, fundamentado na Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor de Escola, organizada em dimensões, atribuições, práticas e ações que integram um conjunto mínimo de expectativas em âmbito nacional (Parecer nº 4/2021 do Conselho Nacional de Educação, aprovado em 11/5/2021). Considerando:
1) o desenvolvimento de atividades operacionais no cotidiano escolar (planejamento de atividades, matrícula, alimentação, transporte, gestão de serviços diretos ou terceirizados);
2) a gestão do espaço físico e dos recursos materiais (com foco no planejamento e na manutenção dos equipamentos da escola necessários ao bom desenvolvimento das atividades pedagógicas);
3) uma gestão orçamentária e financeira eficiente (com ênfase na gestão e prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE).
Conteúdo programático

Unidade 1 – Cultura de relações interpessoais respeitosas e solidárias no ambiente escolar
1. A corresponsabilidade para criação de um ambiente escolar respeitoso, colaborativo, solidário e empático pela comunidade escolar (interna e externa).?
2. Diretores com competências na resolução de conflitos e construção de consensos, promovendo medidas de sensibilização, prevenção e combate à intimidação sistêmica na escola.?
3. A redução da infrequência de docentes e discentes: ações mitigadoras.?

Unidade 2 – Desenvolvimento pedagógico com foco nas pessoas
1. As rotinas específicas de focalização ou apoio na organização do tempo dedicado às questões pedagógicas.?
2. A importância de conhecer, interpretar, avaliar, monitorar e divulgar os indicadores oficiais de aprendizagem e fluxo para orientar o planejamento pedagógico.?
3. O currículo, as metodologias de ensino e as formas de avaliação com foco na promoção da aprendizagem.?
4. A formação continuada dos profissionais da escola: processo de melhoria contínua.?

Unidade 3 – Planejamento pedagógico com foco no processo ensino e aprendizagem

1. O papel da liderança pedagógica do diretor escolar no processo de ensino e aprendizagem.
2. O apoio ao coordenador pedagógico na condução dos processos de planejamento, feedback e observação em sala de aula, entre outras estratégias.
3. As estratégias pedagógicas para a recomposição das aprendizagens de estudantes com diferentes níveis de aprendizagem e trajetórias escolares.?
4. A construção ou atualização da identidade e do Projeto Político-Pedagógico da escola.

Unidade 4 – Aprendizagem, inclusão e equidade como frutos de uma escola colaborativa
1. Inclusão e equidade: sentidos e aproximações.
2. Experiências de aprendizagens inclusivas adequadas às necessidades de cada estudante.?
3. Um ambiente escolar de efetivo acesso a todas as oportunidades educacionais, que promova o sucesso acadêmico e o bem-estar dos estudantes.
4. O papel do diretor escolar no apoio ao desenvolvimento dos planejamentos adequados ao atendimento dos estudantes com deficiência.?


O que é necessário para conquistar este badge

Obter, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos no pós-teste.


Testemunho deste badge

matricula: 533221/2024 – turma: INC024B0-IUNIBDAFO1

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS