Emissão
27/09/2021
Validade
Não Expira
Código de Autenticidade
176112372
Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas
Carga horária total: 64 horas
Por meio de um processo supervisionado pelo coordenador acadêmico da FGV, o portador deste badge alcançou os objetivos educacionais do curso ao desenvolver conhecimentos acerca da estrutura, do funcionamento e do processo decisório estatal nas suas três esferas de competência: municipal, estadual e federal, bem como das ferramentas de planejamento e gestão para ações de advocacy e identificando como o advocacy tem sido utilizado no Brasil e no mundo.
Advocacy e Mudança Social
Módulo 1: Boas práticas de Advocacy no Brasil
Organização da sociedade civil e apresentação de um case de sucesso
Módulo 2: Fundamentos do Advocacy
Conceituação de Advocacy
Advocacy e termos correlatos: incidência política, lobby e ativismo
Tipos de Advocacy
Abordagens de Advocacy
Obstáculos e tendências do Advocacy para transformação social
Legitimidade e representatividade: desafios do Advocacy
Módulo 3: Fundamentos de Políticas Públicas
Campo de administração e políticas públicas
Conceito de políticas públicas e nós conceituais
Tipologias e modelos de análise de políticas públicas
Ciclo de políticas públicas
Módulo 4: Definição e forma de construção da Teoria da Mudança
Metodologia para construção do plano de ação;
Teoria da Mudança
Definição do problema: necessidades de Bradshaw
Pesquisa
Compreensão do problema
Definição do problema a ser endereçado pelos participantes
Planejamento Estratégico de Advocacy: inteligência política
Módulo 1: Construção de uma teoria de mudança
Razões para desenvolver uma estratégia de Advocacy
Pesquisa e Advocacy
Teoria da Mudança: problema versus impactos de longo prazo
Módulo 2: Escolha da sua prioridade e especificação do seu objetivo de Advocacy
Objetivo de Advocacy e resultados intermediários
Exercícios práticos
Módulo 3: Estado e governo
Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado
Estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil
Processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas
Módulo 4: Mapeamento do processo decisório
Processo decisório estatal
Mapeamento do processo decisório: mapeamento de políticas públicas (identificação, priorização e gerenciamento de temas/issues)
Mapeamento legislativo
Mapeamento de arenas de poder e interlocutores
Métodos e rotinas do monitoramento legislativo
Planejamento Estratégico de Advocacy: estratégias e táticas
Módulo 1: Abordagens de Advocacy
Pesquisa; colaboração; persuasão direta; construção de base de apoio (coalizões, parcerias) e pressão de rua
Módulo 2: Articulação política
Diferenças na incidência na Câmara dos Deputados e no Senado Federal
Perfis de interlocutores: assessorias, lideranças, secretarias, parlamentares, frentes parlamentares, presidências
Timing da incidência
Elaboração: nota técnica, fact sheet, emendas, substitutivos
Itens a apresentar: pautas propositivas e reativas
Módulo 3: Litígio estratégico
Advocacy no sistema de justiça: litígio estratégico e comunicação amicus curiae; diálogo extrajudicial; audiências públicas
Advocacy em organismos internacionais
Módulo 4: Workshop
Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido até então. Os participantes apresentarão o plano de ação de Advocacy que estão construindo e receberão contribuições dos experientes profissionais que têm compartilhado o seu conhecimento nessa caminhada. O objetivo do workshop intermediário é propiciar um momento de reflexão sobre os caminhos definidos, com vistas a aprimorar o trabalho realizado.
Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação
Módulo 1: Identificação do público-alvo
Conceito de stakeholder
Mapeamento, classificação e priorização de stakeholders
Matriz de poder e interesse
Mapa e desenho de rede de influências, planejamento de estratégia de influência
Módulo 2: Elaboração da sua mensagem
Teoria da Comunicação
Comunicação de causas: estratégias, inovações e desafios de engajar quem pensa diferente
Âmbitos e fluxos da comunicação para mobilização da sociedade civil
Boas práticas de uso da mídia (tradicional e digital) para mobilização da sociedade civil em campanhas de Advocacy
Módulo 3: Escolha dos mensageiros
Importância da mensagem para Advocacy
Elementos essenciais da mensagem: como elaborar mensagens que se destacam
Mensagem: legitimidade, representatividade e influência
Técnicas para apoiar a construção da mensagem
Forma de refinar a mensagem para cada tipo de stakeholder
Narrativa central: o que é, para que serve e componentes
Fases de uma campanha de comunicação de Advocacy
Módulo 4: Workshop final
Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido durante o curso. Os participantes apresentarão um plano de ação de Advocacy e um plano de comunicação para Advocacy e receberão contribuições de profissionais experientes com vistas a aprimorar o trabalho realizado.
O que é necessário para conquistar este badge
Concluir o curso de Curta e Média Live – Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas e obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação do curso.