PDG – Programa de Desenvolvimento de Gestores Sicoob CrediCeripa
Emissão

08/12/2022

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PDG – Programa de Desenvolvimento de Gestores Sicoob CrediCeripa

Curso In Company realizado para líderes indicados/as pelo RH da SICOOB CREDICERIPA no período de 6/7/2022 a 26/11/2022, com carga horária de 104 horas.
O/A portador/a deste badge completou os objetivos educacionais do curso, desenvolveu as competências de liderança, estratégia e técnicas dos/as líderes. Além disso, aumentou a força competitiva por meio do desenvolvimento da liderança e do estímulo ao trabalho em equipe e ampliou a eficiência no processo decisório.

Conteúdo programático:
1) Sistema Financeiro Nacional (8h)
• Introdução ao Sistema Financeiro Nacional
• Políticas Econômicas. Riscos e Controles
• Moeda, bancos centrais
• Autonomia operacional dos bancos centrais
• Bancos múltiplos
• Intermediários ou auxiliares financeiros

2) Economia Empresarial – cenário econômico e macroeconomia (8h)
• Principais eventos econômicos que impactam o mercado financeiro e bancário;
• Como interpretar eventos econômicos?;
• Cenários macro e microeconômicos, desenvolvimento sustentável, inovações tecnológicas no setor bancário, indústria 4,0, novo ambiente de regulamentação, obstáculos ao crescimento sustentável, crises e instabilidades sucessivas, choques na conta capital, políticas macroeconômicas, armadilhas da semiestagnação;
• Impacto internacional na economia brasileira;
• PIB e taxas de juros;
• Tomada de decisões sobre alocação de recursos, visando à maximização do lucro e da riqueza das empresas.
As táticas de negócios, as práticas de preços e a regulação governamental das atividades econômicas também serão discutidas.

3) Gestão de vendas (8h)
Trata das transformações do mercado, dos seus paradigmas e dos seus novos cenários para orientar e alinhar a força de vendas a atingir, do ponto de vista estratégico, o potencial total da organização.
Conteúdo programático:
• alinhamento entre vendas e marketing: conceito de vendas e marketing, objetivos da área de vendas, evolução das abordagens de venda, tipos de compradores;
• formulação do planejamento de vendas: pressupostos da política comercial, estrutura do plano de marketing, modelo SAP – segmento, foco-alvo e posicionamento e opções estratégicas;
• política comercial – suposições fundamentais: plano de ação: definindo a cobertura de mercado, estratégia da administração da força de vendas;
• melhores práticas gerenciais para a área comercial: práticas gerenciais e fatores críticos de sucesso, e pipeline de vendas – funil de vendas.

4) Gestão contábil financeira (8h)
• Plano de contas de cooperativas;
• Contabilização das operações das cooperativas;
• Demonstrativos financeiros;
• Análise dos demonstrativos financeiros.

5) Gestão de riscos (8h)
Será apresentada uma visão global sobre a metodologia de gestão dos riscos na atividade bancária. Os riscos abordados são mercado (VAR de moeda, de títulos e de ações), crédito (individual e carteira), tecnológico, operacional (monitoramento de processo) e liquidez e de capital, os quais são discutidos dentro do espectro da identificação, mensuração e administração dos riscos. Além disso, o impacto de novo acordo de capital de Basileia e Basileia III nos processos de gestão bancária na área digital e indústria 4.0, e a eficiência operacional também serão debatidos nas aulas.

6) Criatividade e inovação (8h)
• Reconhecimento, percepção e liberação da criatividade;
• A criatividade como fonte de prazer e como elemento de agregação de valor;
• Solução de problemas racionais e resolução de problemas não racionais (heurísticos);
• Criatividade nas organizações e na vida cotidiana;
• Criatividade e sinergia em equipe;
• Modelos e técnicas que favorecem o processo criativo e solução de problemas;
• A criatividade como um dos instrumentos no processo de inovação.


7) Gestão estratégica (8h)
• Fundamentos e referências estratégicas;
• Análise do ambiente competitivo
• Competência estratégica e operacional;
• Gestão do valor e inovação do negócio;
• Habilidades estratégicas do Gestor;
• Alinhando e desdobrando as estratégias;
• O papel das lideranças no desenho e na execução das estratégias.

8) Autodesenvolvimento e gestão de pessoas (16h)
• Papel do líder na cultura organizacional: guardião e transformador;
• Importância estratégica da Gestão de Pessoas;
• Todo gestor é um gestor de pessoas;
• Alinhando a gestão de pessoas às estratégias do negócio;
• Gestor como AGENTE das políticas de gestão de pessoas e parceiro do RH;
• Impacto da liderança no clima organizacional;
• Contribuição do líder para criação de EVP – percepção de valor pelo empregado e políticas de retenção;
• Entendendo as premissas da gestão por competências e os seus impactos;
• Tendências na avaliação e gestão de desempenho e o papel fundamental das lideranças.

9) Comunicação e feedback (16h)
• Comunicação interpessoal: verbal e não verbal;
• Técnicas de apresentação;
• Comunicação como ferramenta de gestão;
• Dicas de comunicação empresarial escrita;
• Assertividade;
• Habilidades de dar e receber feedbacks construtivos;
• Feedback 360 graus;
• Técnicas de reuniões produtivas.

10) Papéis e atuação – facilitador, coaching e mentoring (16h)
• Coaching e mentoring – conceitos e definições;
• Diferenças e semelhanças entre coaching e mentoring;
• Estrutura, objetivos e caminhos para o coaching;
• Dimensões e escopo de ações de mentoring;
• Os papéis de um líder na sua equipe de trabalho: contribuinte, colaborador, comunicador, desafiador, coach e mentor, entre outros;
• Técnicas e metodologias para a prática do coaching e do mentoring.


O que é necessário para conquistar este badge

Concluir o curso de atualização e obter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do curso.


Data de Conclusão

26/11/2022


Testemunho deste badge

CONSULTING0/CREDPDG2200-1

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS