Capacitação de Profissionais para o Mercado Financeiro – New Bankers, em parceria com a Associação Brasileira de Bancos – ABBC
Emissão

21/06/2024

Validade

Não Expira

Código de Autenticidade

747834244


QR Code
+

Capacitação de Profissionais para o Mercado Financeiro – New Bankers, em parceria com a Associação Brasileira de Bancos – ABBC

Curso In Company realizado para jovens talentos da sociedade e das instituições financeiras associadas à ABBC no período de 11/9/2023 a 20/2/2024.
O portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso, desenvolvendo múltiplas competências para a atuação no mercado financeiro brasileiro, no atual cenário frente às grandes mudanças esperadas no curto e no médio prazo.


Conteúdo programático

1. Finanças Corporativas
Analisa e discute a gestão financeira de instituições no mundo contemporâneo bem como as variáveis que influenciam decisões nesse ramo de atividade. O participante estará apto a:
• aplicar o conceito financeiro de valor ao processo decisório;
• avaliar o fluxo de caixa de um projeto de investimento e a sensibilidade às mudanças nas suas variáveis;
• analisar a viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento;
• escolher entre diferentes opções de financiamento e investimento.

2. Produtos e Serviços Bancários
Apresenta os serviços e as soluções disponibilizados por instituições financeiras para atender às necessidades dos seus clientes por meio da intermediação das transações financeiras entre os diversos agentes da economia, ofertando serviços tanto para quem precisa de crédito quanto para quem deseja investir o seu dinheiro. O participante estará apto a:
• diferenciar a oferta de produtos, tais como crédito direto ao consumidor, crédito rural, cédula de crédito bancário, poupança e outros produtos de investimentos (CDB, LCA, LCI, etc.), análise de crédito, garantias, títulos de crédito, capital de giro.

3. Regulação
Analisa a política de regulação do mercado financeiro brasileiro, compreendendo as suas forças motrizes, os seus desenhos institucionais e os impactos distributivos. O participante conhecerá:
• a organização das autoridades monetárias e regulatórias;
• a regulação global e local sobre prudência bancária;
• a governança do crédito;
• a governança de bancos de desenvolvimento, bancos comunitários e cooperativos;
• a financeirização digital (finthechs, big techs), privacidade e vigilância;
• a disciplina da moeda.

4. Tesouraria
Possibilita administrar as reservas e operações do mercado interbancário, mantendo a liquidez da instituição financeira, mediante a análise da rentabilidade das aplicações e do seu eventual reposicionamento. O participante conhecerá:
• as principais operações de tesouraria;
• a estrutura temporal das taxas de juros no Brasil;
• o apreçamento das operações de tesouraria;
• a gestão de carregamento de ativos.

5 - Contabilidade Bancária
Apresenta e explora os princípios contábeis e as principais demonstrações financeiras, as análises contábeis, a análise de indicadores financeiros, o plano contábil de instituições no SFN, as normas internacionais de reporte financeiro e as demonstrações contábeis de instituições financeiras. O participante conhecerá:
• os princípios contábeis e as principais demonstrações financeiras;
• as demonstrações, as análises e os planos contábeis das IFs;
• as normas internacionais de reporte a instituições financeiras.

6 - Gestão de Riscos em Instituições Financeiras
Apresenta os seguintes temas: principais definições e conceito de risco; risco em diferentes ambientes e ativos; metodologias para estimação e mensuração de risco; sistemas de controle; risco operacional, riscos financeiros, risco de mercado, risco socioambiental, etc.; modelos avançados: value at risk e testes de stress; aspectos da regulação de riscos.

7 - Estratégia e Inovação no Mercado Financeiro
As instituições financeiras não podem deixar de lado um roteiro claro para tecnologia e inovação. Uma estratégia digital não é suficiente; em vez disso, as empresas de serviços financeiros precisam ter uma estratégia de negócios focada em prosperar em um mundo totalmente digital, que considere os novos perfis de clientes, a utilização de APIs, o aperfeiçoamento da privacidade e o desenvolvimento de sistemas de análise de dados que tornem o processo mais minucioso e, principalmente, mais seguro. A disciplina objetiva apresentar essas tendências e proporcionar aos estudantes uma oficina de inovação que os capacite a perceber, entender e propor soluções criativas e inovadoras.


O que é necessário para conquistar este badge

O estudante deverá obter frequência mínima de 75% da carga horária do curso.


Data de Conclusão

20/02/2024


Testemunho deste badge

INC023CG-ABBCNBT1

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS