
Emissão
01/05/2025
Validade
Não Expira
Código de Autenticidade
949993968



Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas
Por meio de um processo supervisionado pela Coordenação Acadêmica da FGV, o portador deste badge completou os objetivos educacionais do curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas.
Ementa:
1 – Advocacy e Mudança Social
Boas práticas de advocacy. O que é advocacy. Representação eleitoral e não eleitoral. Representação autoautorizada. Advocacy e termos correlatos: incidência política, lobby e ativismo. Tipos de advocacy. Abordagens de advocacy. Obstáculos e tendências do advocacy para a transformação social. Legitimidade e representatividade: desafios do advocacy. Campo de administração e políticas públicas. Conceito de políticas públicas e nós conceituais. Tipologias e modelos de análise de políticas públicas. Ciclo de políticas públicas. Teoria de mudança. Definição do problema: necessidades de Bradshaw. Pesquisa. Compreensão do problema.?
2 – Planejamento Estratégico de Advocacy: Inteligência Política
Por que desenvolver uma estratégia de advocacy? Pesquisa e advocacy. Teoria da Mudança. Objetivo de advocacy e resultados intermediários. Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado. Estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil. Processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas. Mapeamento do processo decisório.
3 – Planejamento Estratégico de Advocacy: Estratégias e Táticas
Abordagens de advocacy. Diferenças na incidência na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Perfis de interlocutores. Timing da incidência. Nota técnica, fact sheet, emendas, substitutivos. Pautas propositivas e reativas.??Advocacy no sistema de Justiça. Advocacy em organismos internacionais.
4 – Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação
Conceito de stakeholder. Como mapear, classificar e priorizar stakeholders. Matriz de poder e interesse. Mapa e desenho de rede de influências, planejamento de estratégia de influência. Teoria da Comunicação. Comunicação de causas. Âmbitos e fluxos da comunicação para a mobilização da sociedade civil. Uso da mídia tradicional e digital para a mobilização da sociedade civil em campanhas de advocacy. Elaboração de mensagens em advocacy. Como refinar a mensagem para cada tipo de stakeholder. Narrativa central: o que é, para que serve e componentes. Fases de uma campanha de comunicação de advocacy.
Competências:
planejar uma ação de advocacy, considerando como se dá o processo decisório nas suas três esferas de competência: municipal, estadual e federal;
aplicar ferramentas de planejamento e gestão para ações de advocacy;
planejar uma estratégica de comunicação de causas, identificando os princípios do engajamento e as táticas para a mobilização de públicos.
O que é necessário para conquistar este badge
Tem direito ao certificado digital e badge FGV o/a estudante que tiver participado, contribuindo de forma crítica nas atividades propostas e obtido nota mínima 7,0 (sete) em cada disciplina do curso.
Testemunho deste badge
matricula: 605173/2024 – turma: ONL024Z0-APPLV2451
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS